Euskaltel-Euskadi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Team Euskadi)
Team Euskadi
Informações
Estatuto
amateur cycling team (d) (-)
continental (-)
UCI ProTeam (d) (a partir de )
Códigos UCI
EUK (de a ), FOR (de a ) e EUS (a partir de )
Disciplina
País
Fundação
Temporadas
7Visualizar e editar dados no Wikidata
Sponsor
Euskaltel (en)
Pessoas chave
Director desportivo
Designações anteriores
-
Naturgas Energía
EDP Energía
-
Fundación Euskadi-EDP
-
Fundación Euskadi
-
Fundación-Orbea
a partir de
Euskaltel-Euskadi
Equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
equipamento

A Team Euskadi (código UCI: EUK), é uma equipa ciclista espanhola de categoria Continental. A formação pertence à Fundação Euskadi e actuou como filial em seu momento da equipa Euskadi (de categoria Continental) e anteriormente também do Euskaltel-Euskadi de categoria UCI Pro Team.

Função como filial da Fundação Euskadi[editar | editar código-fonte]

A esquadra foi um das três equipas da Fundação Euskadi. A primeira equipa foi Euskaltel-Euskadi, de categoria UCI Pro Team, e contava com duas equipas filiais: a também profissional Euskadi (de categoria Continental, terceira divisão), que depois do desaparecimento da Euskaltel-Euskadi se converteu na primeira equipa, a EDP (amador).

Nessa hierarquia, o principal trabalho do conjunto é formar ciclistas procedentes de juvenis durante seu o passo pelo campo aficionado antes de seu passo ao profissionalismo. Este sistema permite assim mesmo à Fundação ter baixo contrato às jovens promessas já desde o seu primeiro ano como aficionados, e de facto alguns deles chegam já como preparados desde seu passo por juvenis. Dado que o seu principal objectivo é formar corredores para a primeira equipa, a esquadra restringe o seu plantel a ciclistas sub-23.

A evolução natural é que os ciclistas mais destacados da Naturgas Energia passem pela equipa Orbea Continental para estreiar como profissionais e continuar a sua preparação dentro dos Circuitos Continentais UCI. Os melhor preparados chegarão a dar o salto à primeira equipa, a Euskaltel-Euskadi, para estrear-se no UCI World Tour que engloba as principais carreiras do ciclismo profissional.

História[editar | editar código-fonte]

Origem e criação[editar | editar código-fonte]

A Fundação Euskadi e a sua equipa profissional Euskaltel-Euskadi contaram com uma histórica relação com a equipa amador biscaína Olarra/Orbea, exercendo de facto como a sua filial no campo aficionado. Entre os corredores que depois de passar por dito conjunto passaram a ser profissionais com Euskaltel-Euskadi esteve Igor Antón.

Em 2005, com a reordenamento global posta em marcha pela UCI, as equipas ciclistas profissionais foram classificados em três categorias, de maior a menor: Pro Tour, Profissional Continental e Continental. Euskaltel-Euskadi foi incluído na primeira divisão, e a Fundação impulsionou que a Orbea passasse de ser uma equipa amadora a converter-se numa equipa profissional de categoria Continental (terceira divisão). Com essa medida a equipa ficou sem um filial claro no campo aficionado, vazio que foi ocupado pelas chamadas equipas convindas, cujos ciclistas tinham prioridade à hora de passar a profissionais com a Euskaltel-Euskadi ou a Orbea.

Por esses anos o ciclismo amador vasco-navarro não tinha nenhuma equipa intermediária depois do desaparecimento da Estrada Europa, sendo todos eles biscaínos, guipuzcoanos ou navarros. Ante essa situação em 2008 Miguel Madariaga, presidente da Fundação Euskadi e director geral de Euskaltel-Euskadi, decidiu criar uma nova equipa aficionada que estivesse directamente gerido pela Fundação. Dito projecto contou com o apoio económico da empresa Naturgas Energia, cujo nome foi adoptado como denominação oficial da nova esquadra, bem como da Junta Foral de Álava.

Azuis com Alex Díaz[editar | editar código-fonte]

O novo conjunto alavés estreiou com um maillot azul, de acordo com a cor corporativa do seu patrocinador Naturgas. Alex Díaz foi designado como o director da nova esquadra.

2008[editar | editar código-fonte]

Em 2008 a equipa conquistou nove triunfos parciais e dez por equipas. Ascendeu ao campo profissional a quatro corredores: Eneko Echeverz, Mikel Ilundain, Ricardo García e Ibon Lavín, todos eles à seguinte equipa da Fundação Euskadi, a Orbea de categoria Continental.

2009[editar | editar código-fonte]

Em 2009, a equipa segue com a mesma tónica e o mesmo director de equipa. Conseguiram o Campeonato de Euskadi sub-23 com Xabier Zabalo. Para a seguinte temporada passaram a Orbea Noel Martín, Mikel Landa, Xabier Zabalo e Jon Aberasturi. Também subiu o director desportivo Alex Díaz.

Vermelhos com Arberas e Urretxua[editar | editar código-fonte]

Para a nova temporada chegaram Aritz Arberas como director e Iñigo Urretxua como adjunto e preparador físico. A equipa mudou assim mesmo o desenho do seu maillot, que passou a ser vermelho por desejo do patrocinador Naturgas.[1]

2010[editar | editar código-fonte]

Em 2010 o seu corredor Pello Bilbao ganhou o Troféu sub-23. Aitor Ocampos teve uma destacada actuação nos Três Dias de Álava; o facto de ser o melhor basco fez que a Fundação Euskadi lhe premiasse a em outubro com a possibilidade de estreiar como profissional no Cinturó de l'Empordá dentro do plantel da Orbea.[2]

Ao termo da temporada passaram a ser profissionais com a Orbea os ciclistas Pello Bilbao e Mikel Bizkarra, que se somaram assim a Ocampos.

2011[editar | editar código-fonte]

2011 começou com a notícia de que Mikel Landa (desde o princípio de temporada) e Pello Bilbao (desde março) se convertiam nos primeiros ex ciclistas da Naturgas Energia que chegavam ao Euskaltel-Euskadi de categoria Pro Tour. Mikel Landa converte-se no primeiro corredor que completa a formação e ingressa no Euskaltel-Euskadi. Neste ano passarão de Naturgas Energia à Orbea, .

[3][4]

Colaboração com Cofidis[editar | editar código-fonte]

Depois do desaparecimento da Euskadi em 2015 a Fundação Euskadi ficou sem nenhuma equipa vinculada em categoria profissional. Para paliar essa falta a Fundação Euskadi assinou um acordo de colaboração com a equipa francêsa da Cofidis, Solutions Crédits de categoria Profissional Continental para poder facilitar o acesso ao profissionalismo desde esta equipa.[5]

Classificações UCI[editar | editar código-fonte]

A partir de 2005 a UCI instaurou os Circuitos Continentais UCI, onde a equipa está desde que se criou em 2018, registado dentro do UCI Europe Tour.

UCI Europe Tour[editar | editar código-fonte]

Temporada Classificação por equipas Melhor corredor Posto
2018 95º Espanha Juan Antonio López-Cózar 701º

Palmarés[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores veja-se: Palmarés da Team Euskadi.

Palmarés 2019[editar | editar código-fonte]

Circuitos Continentais UCI[editar | editar código-fonte]

Datas Circuito Carreiras Ganhador
23 de março UCI Europe Tour de 2019 Portugal 4.ª etapa da Volta ao Alentejo Colômbia Sergio Higuita

Plantel[editar | editar código-fonte]

Para anos anteriores, veja-se Elencos da Team Euskadi

Elenco de 2019[editar | editar código-fonte]

Nome[6] Nascimento Nacionalidade Equipa de 2018
Mikel Alonso 23/09/1996 Espanha Fundação Euskadi
Jokin Aranburu 14/02/1997 Espanha Neo (AMPO)
Ibai Azurmendi 11/06/1996 Espanha Fundação Euskadi
Unai Cuadrado 26/09/1997 Espanha Neo (AMPO)
Peio Goikoetxea 14/02/1992 Espanha Fundação Euskadi
Sergio Higuita[2019 1] 01/08/1997  Colômbia Manzana Postobón Team
Txomin Juaristi 20/07/1995 Espanha Fundação Euskadi
Diego López 09/12/1997 Espanha Fundação Euskadi
Gotzon Martín 15/02/1996 Espanha Fundação Euskadi
Antonio Jesús Soto 24/12/1994 Espanha Neo (Lizarte)
Dzmitry Zhyhunou 10/07/1996  Bielorrússia Neo (Lizarte)

  1. Até 30 de abril.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]