Saltar para o conteúdo

Teatro Cultura Artística: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Matheus Faria (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 179.244.197.159 para a última versão por Braz Leme (usando Huggle)
Linha 25: Linha 25:
{{semiw}}
{{semiw}}
{{semimagem-arquitectura}}
{{semimagem-arquitectura}}
teatro é uma obra
exemplo ps4 e xbox 360

Revisão das 14h38min de 7 de junho de 2013

O Teatro Cultura Artística é um teatro localizado na cidade de São Paulo, pertencente à Sociedade de Cultura Artística. Após um incêndio, ainda sem causas definidas, em agosto de 2008, o teatro foi destruído e, conseqüentemente, desativado. A Sociedade detentora do teatro planeja sua reconstrução, com a previsão de reinauguração no ano de 2012[1], o que ainda não aconteceu.

História

Desde 1919 a Sociedade sonhava em ter seu próprio espaço. Projetado por Rino Levi e construído entre os anos 1947 e 1950, no terreno do antigo Velódromo de São Paulo , o primeiro estádio de futebol do país, o teatro teve sua inauguração realizada em duas noites, nos dias 8 e 9 de março de 1950, a cargo de Heitor Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, que revezaram-se na regência da Sinfônica de São Paulo e apresentaram obras suas.

O teatro possui duas salas superpostas, a Sala Esther Mesquita com 1.156 poltronas, e a Sala Rubens Sverner com 339, ambas com acesso para deficientes físicos e ar condicionado. A fachada do Teatro Cultura Artística exibe o maior afresco existente de Di Cavalcanti, medindo 48 metros de largura por 8 de altura, feito em mosaico de vidro.

Incêndio

No dia 17 de agosto de 2008 um incêndio atingiu o teatro. O Corpo de Bombeiros, que chegou ao local às 5 da manhã, apontou como causa uma explosão em um prédio vizinho.[2] O fogo foi contido às 6 da manhã.[3] O painel de Di Cavalcanti não foi atingido; no entanto, o terceiro andar foi totalmente destruído. Entre outros danos, o teatro perdeu grande parte de seu patrimônio físico, como a sala Esther Mesquita, dois pianos Steinway, a aparelhagem técnica, de iluminação, palcos, platéia, todos os camarins e cenários de duas peças em cartaz.[4]

Reconstrução

No dia 20 de março de 2010 as obras de reconstrução do teatro fora iniciadas, com término previsto para 2012.

Ver também

Referências

Ligações externas


teatro é uma obra exemplo ps4 e xbox 360