Tekoá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela localidade estadunidense, veja Tekoa (Washington).
Aldeia indígena Tekoá.

O termo tekoá, também grafado tekoha (pronunciado /tequô'á/), é de origem guarani e significa aldeia guarani. O significado completo da palavra, porém, não se reduz ao lugar habitado pelo grupo guarani.

Significado[editar | editar código-fonte]

Literalmente, significa o lugar do modo de ser guarani, sendo esta categoria modo de ser (tekó) entendida como um conjunto de preceitos para a vida, em consonância com os regramentos cosmológicos herdados pelos antigos guaranis.

História[editar | editar código-fonte]

São considerados tekoá áreas onde foram construídas e são mantidas as casas cerimoniais da tradição guarani e centro das atividades xamânico-religiosas das comunidades[1]. A existência e manutenção de uma opy indica, consequentemente, a existência de um ou mais karaí, os xamãs anciãos guaranis, considerados possuidores de amplos poderes e de muito prestígio entre os indivíduos da comunidade. Nem todo lugar habitado por populações guaranis é um tekoá - os acampamentos e áreas de ocupação recentes não são chamados de tekoá.

Segundo os guaranis moradores da Tekoá Jataí'ty, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, não é possível ser guarani e seguir o tekó sem viver em um tekoá.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Tekoha: o que é e como se relaciona com impacto social». Tekoha. 14 de fevereiro de 2019. Consultado em 15 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]