Teodorico II de Autun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Teodorico II de Autun
Progenitores Pai:Teodoeno de Antun
Ocupação padrinho
Título conde

Teoderico Predefinição:II é uma conde, talvez de Autun, da família de Guilhemidas, e um filho do conde Teodoeno de Autun.

Não sabemos grande coisa sobre este conde. A sua filiação, bem como a sua qualidade de conde de Autun, são ainda objecto de discussão.

Ele é mencionado em Europäische Stammtafeln[1], mas a fonte para o estabelecimento de que ele é um filho do conde Teudoeno não foi identificada. Pierre Riche qualifica-o como conde de Autun, e, na verdade, um filho de Teodorico I conde de Autun, mas é, provavelmente, uma confusão com um tio homónimo.[2] Cristiano Settipani o coloca como conde de Autun, filho de Teodueno numa genealogia dos Guilhemidas e Nibelungidas, mas não há fontes.[3]

Finalmente, a Foundation for Medieval Genealogy identifica um Teoderico citado no Manual de Dhuoda, esposa de Bernardo de Septimania, como o padrinho de seu filho, Guilherme, Teodorico, que não pode ser identificado com o filho do homónimo de Teodorico por razões cronológica, nem o filho homónimo de  Guilherme de Gellone, pois este último é citado algures neste manual sem que essa qualidade de parente seja mencionado. A Fundação cita-o sem dar a sua qualidade de conde de Autun[4].

Referências

  1. Schwennicke, Detlev (1984-2002). Europäische Stammtafeln. [S.l.: s.n.] , volume III, tableau 731.
  2. Riché 1983, p. 369, tab. XXIII
  3. Settipani 1993, p. 345
  4. http://fmg.ac/Projects/MedLands/FRANKISH%20NOBILITY.htm#Teudoindied826  Em falta ou vazio |título= (ajuda)