Terapeuta ocupacional

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Terapeuta Ocupacional é um profissional com formação de nível superior nas áreas da Saúde: Biológicas, Ciências Sociais e Humanas. O terapeuta ocupacional busca a recuperação de indivíduos que apresentem problemas cognitivos, afetivos, psíquicos, percetivos e psico-motores, sejam estes problemas decorrentes de distúrbios genéticos, traumas,doenças mentais ou doenças adquiridas. Durante sua formação, aprende matérias como anatomia, cinesiologia, desenvolvimento humano, psicologia, recursos terapêuticos, pediatria, neurologia, psiquiatria, condições sociais, produtos de apoio, e participa em estágios supervisionados por Terapeutas Ocupacional, que têm carácter obrigatório.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a área da terapia ocupacional é regulamentada pelo Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969 e que possui um código de ética supervisionado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Em Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal existem quatro escolas de formação de terapeutas ocupacionais: Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria e Escola Superior de Saúde do Politécnico de Beja.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]