Terminal (informática)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Televideo 925

Um terminal em informática é todo o equipamento disponibilizado ao usuário, nomeadamente aquele que serve de interface com um sistema de informação mais abrangente.

Geralmente um terminal está associado a sistemas muito simples, sem disco rígido, e cujo funcionamento depende da disponibilidade do sistema de informação. Em sistemas mais antigos consta a noção de console, um mero monitor e teclado ligados a um comutador de consoles. Nestes casos, o utilizador estava directamente ligado ao servidor de terminais, operando directamente neste, como se estivesse fisicamente perante a máquina.

Graças ao cada vez mais reduzido custo dos computadores pessoais, os terminais têm vindo a ser descartados em função dos primeiros, cujo arranque inicia-se através de um servidor de clientes e aplicações, com a possibilidade de usar os recursos quer do sistema global (servidor e clientes) quer do próprio terminal.

== Terminal burro

==

O termo terminal burro refere-se a um terminal que tem uma funcionalidade limitada, apesar de seu significado poder variar dependendo do contexto em que ele é usado.

No contexto dos terminais de computador tradicionais que se comunicam através de uma conexão serial RS-232, terminais burros são aqueles que não têm a capacidade de processar seqüências de escape especiais que realizam funções tais como apagar uma linha, limpar a tela ou controlar a posição do cursor. Neste contexto, terminais burros eram por vezes denominados de glass teletypes ("teletipos de vidro" em Inglês), por terem essencialmente a mesma funcionalidade limitada de um teletipo. Este tipo de terminal burro é ainda suportado em sistemas Unix modernos ao se ajustar a variável de ambiente TERM para dumb ("burro"). Terminais espertos ou inteligentes são aqueles que têm a habilidade de processar essas seqüências de escape.

No contexto mais amplo que inclui todas as formas de dispositivos de computador com teclado/monitor, incluindo computadores pessoais, estações de trabalho diskless, computadores em rede, clientes magros e terminais xterm, a expressão terminal burro é usada para se referir a qualquer tipo de terminal de computador tradicional que se comunique serialmente através de uma conexão RS-232.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.