Teva Victor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Teva Victor
Teva Victor
Nascimento 30 de setembro de 1971
Bora Bora
Nacionalidade Francês
Área Escultor

Teva Victor, nascida em 30 de setembro de 1971 em Bora-Bora,[1] Ilhas Leeward, Polinésia Francesa, é um escultor taitiano que vive em Punaauia. Ele é filho do famoso explorador Paul-Emile Victor[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Apresentado à arte pelo pai, aos 18 anos começou a esculpir em madeira. Autodidata, gosta de trabalhar em árvores vivas ou enraizadas. mas a partir de 2001 preferiu dedicar-se à pedra vulcânica, que considera “atemporal e imutável”. Sua relação com a matéria mineral é mística. Teva inicia carreira como apresentadora e diretora de programas de televisão. Em 1998 apresentou o programa "Teva", documentários sobre povos e civilizações que vivem em harmonia com a natureza como os Dogons, os Waoranis e os Toradja, para o canal de televisão "la Cinquième, canal de conhecimento e conhecimento" [3] . No entanto, sua paixão pela escultura assumiu o controle. Suas esculturas costumam ser rostos de dois lados. São ambos tiki marquesan antigo e bustos figurativos de Vaiere Mara, e às vezes têm influência africana [4] .

Exposições e encomendas de obras monumentais[editar | editar código-fonte]

Em 2012 começou a expor anualmente as suas esculturas em pedra na Maison de la culture em Papeete. Em fevereiro de 2014 juntou-se ao Centro de Criação Contemporânea Teroronui Papeete ou CCCTP [5] para uma ambiciosa exposição coletiva ao lado de Chief Miko, Jonathan Bougard e do fotógrafo Massimo Colombini. O CCCTP era um colectivo transdisciplinar, cujo objectivo era trabalhar para a perpetuação das culturas locais, apoiando ao mesmo tempo a relação com os meios de comunicação modernos. Sua existência terá sido passageira. No mesmo ano, Teva vendeu uma obra ao produtor de Hollywood Joel Silver, depois uma escultura monumental ao produtor de Hollywood Arnon Milchan [6] . Em 2015 foi Guy Laliberté, criador do Cirque du Soleil, quem adquiriu diversas obras monumentais [7] .

Em setembro de 2015 juntou-se a vinte artistas polinésios na Universidade da Polinésia Francesa para Art Event [8], uma exposição colectiva organizada e financiada pela UPF com o objectivo de apoiar a criação e os artistas contemporâneos, mas também para participar na actividade artística e educação cultural de cada pessoa. Seus trabalhos incluem os do Chefe Miko e Andreas Dettloff .

No final de 2015 trabalhou in loco com acesso gratuito em uma enorme escultura de pedra em frente à sala Muriavai da Maison de la culture, em Papeete. No início de 2016 esta criação foi instalada em frente ao Grande Teatro da Maison de la Culture em Papeete [9] .

Em outubro de 2017 ele criou uma representação em pedra de 800 quilos da Rainha Pomare IV que está instalada nos jardins da rainha em Papeete [10], nas instalações da Assembleia da Polinésia [11] . Esta é uma encomenda de Marcel Tuhiani .

Em outubro de 2021 completou uma cabeça imponente com olhos imensos e uma boca sedutora, encomenda destinada à decoração de um solar britânico onde já se encontram obras de Rodin [12] . É uma obra de grande porte, aproximadamente 1,50 m. Seu peso está entre 1,2 e 1,5 toneladas. [13] .

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Tajim Tumoana Monod. «Teva Victor, sculpteur sur pierre». Vice-rectorat de la Polynésie française 
  2. Anne Elizabeth Philibert (17 de janeiro de 2020). «Teva Victor, fils du célèbre explorateur, se taille un prénom dans la sculpture en Polynésie». France Télévisions Rédaction Culture 
  3. La cinquième. «Emission "Teva" sur 'la 5eme' = Dogons» 
  4. Valmigot (25 mai 2020). «Teva Victor, sculpteur de pierre un-terre connecté». It Art Bag  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. Rédaction TA (25 février 2014). «Exposition Collective : Teroronui». Tahiti Agenda  Verifique data em: |data= (ajuda)
  6. Artistes.pf. «Teva Victor» 
  7. Dominique Schmitt (22 Novembre 2016). «Sculpture : Teva Victor expose ses nouveaux tiki polynésiens». Tahitis Infos  Verifique data em: |data= (ajuda)
  8. Dominique Schmitt (11 Septembre 2015). «Exposition collective "Art Event"». Tahiti Infos  Verifique data em: |data= (ajuda)
  9. Dominique Schmitt (1 Décembre 2015). «Teva Victor sculpte en "live"». https://www.tahiti-infos.com/Teva-Victor-sculpte-en-live_a141238.html  Verifique data em: |data= (ajuda)
  10. Tahiti Héritage. «Sculpture de la Reine Pomare IV, des jardins de l'assemblée à Papeete» 
  11. Thomas Chabrol (12 de setembro de 2017). «Vidéo – Le visage de la reine Pomare IV immortalisé dans la pierre». TNTV 
  12. Christophe Cozette (25 Oct 21). «Un tiki rejoint Rodin en Angleterre». La Dépêche de Tahiti  Verifique data em: |data= (ajuda)
  13. Andy Ebb (24 de outubro de 2021). «Un Tiki de Teva Victor expédié en Angleterre». Journal télévisé TNTV