The Day before Sunrise

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The day before Sunrise)
The Day before Sunrise
Autor(es) Reino Unido Thomas Wiseman
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Linha temporal Fevereiro de 19451953
Localização espacial Alemanha Nazi e Suíça
Ilustrador Portugal Manuel Dias
Tradutor Portugal Maria Clarisse dos Santos Tavares
Editora Estados Unidos Holt, Rinehart & Winston
Portugal Editora Ática
Portugal Círculo de Leitores
Lançamento Estados Unidos 1976
Portugal 1976
Páginas Portugal 375

The Day before Sunrise (em Portugal: O dia antes do Amanhecer é um romance de espionagem escrito por Thomas Wiseman, em 1976.

Enredo[editar | editar código-fonte]

1945. Últimos dias da II Guerra Mundial. O fascismo nazi agoniza. Elliott, um jovem americano inexperiente e sensível, símbolo do anti-herói, é encarregado por Allen Dulles (o futuro cérebro da CIA) de acompanhar até Berlim o Investigador Especial do Reich, Schöller, que viera propor aos americanos a entrega dos arquivos “especiais” do Reich, em troca de imunidade perante a Comissão de Crimes de Guerra.

Na cidade em chamas, sob os bombardeamentos constantes, Elliott encontra e perde o grande amor da sua vida.

Toda a história - em que tomam parte figuras como Himmler, o Chefe da Gestapo Müller, o General Kaltenbrunner, o Almirante Canaris, etc. - gira, porém, em redor da personalidade de Schöller, um “demónio” simpático, astuto como uma raposa, cuja actuação ora nos repele, ora nos atrai, mas que acabamos por admirar.

Terminada a missão, Elliott recebe ordem para matar o Investigador Especial do Reich. Contudo, embora se lhe deparem variadíssimas oportunidades, nunca chega a executar a ordem recebida. Misteriosamente, ligados, os dois homens - o assassino do Reich, e o americano inseguro (cuja experiência se vai forjando em contacto com a realidade) - iniciam uma fuga desesperada e cheia de incidentes, através da Alemanha devastada, sob as bombas russas e americanas.

Composição[editar | editar código-fonte]

O romance de espionagem é composto por 41 capítulos, mais epílogo. Este faz um resumo do futuro de cada personagem. O livro, no total de 375 páginas, foi distrbuído em Portugal pela Editora Ática, em 1976.

O romance é narrado num estilo cinematográfico, vivo e directo, e cada capítulo prende os leitores irresistivelmente ao capítulo seguinte. É um livro que se lê de um fôlego, e voltada a última página, os seus personagens ficam, indelevelmente gravados na memória dos leitores.