Tiflossole

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Corte histológico transversal de uma minhoca, mostrando o tiflossole

O tiflossole é uma invaginação medianodorsal do trato digestório de alguns animais, como minhocas. [1] Nas minhocas, ele está presente na região mediana do trato digestório e, menos frequentemente, no reto[1]. Esta prega tem como função aumentar a superfície de absorção do trato digestivo, elevando o aproveitamento da matéria orgânica digerida[1]. Ele é formado apenas pelo epitélio intestinal, sendo amplamente irrigado por capilares sanguíneos, abaixo do epitélio[1].

Sistema digestório da minhoca, mostrando a localização do tiflossole.

Essa estrutura é mais desenvolvida em minhocas lumbricídeas e reduzidas em megascolecídeos e glossoscolecídeos[1], podendo ser usada como caráter taxonômico[2]. Estudos mostram que o nível de desenvolvimento estrutural do tiflossole está relacionado com o tipo de solo em que as minhocas são encontradas[2]. Solos degradados devem ser mais pobres, então a tiflossole maximiza o aproveitamento dos nutrientes; solos preservados são mais ricos, então a tiflossole é menor. As minhocas, então, mudam as capacidades pedolgicas através do seu processo de digestão organo-mineral das partículas do solo.

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b c d e Fransozo & Fransozo-Negreiros (2017). Zoologia dos Invertebrados. Rio de Janeiro: Roca
  2. a b Marichal, Raphael; Praxedes, Catarina; Decaëns, Thibaud; Grimaldi, Michel; Oszwald, Johan; Brown, George G.; Desjardins, Thierry; da Silva, Mario Lopes; Feijoo Martinez, Alexander (1 de novembro de 2017). «Earthworm functional traits, landscape degradation and ecosystem services in the Brazilian Amazon deforestation arc». European Journal of Soil Biology (em inglês). 83: 43–51. ISSN 1164-5563. doi:10.1016/j.ejsobi.2017.09.003