Tim Lobinger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tim Lobinger
campeão mundial indoor
Tim Lobinger em 2007
Atletismo
Modalidade salto com vara
Nascimento 3 de setembro de 1972 (47 anos)
Rheinbach, Alemanha Ocidental
Nacionalidade Alemanha alemã
Compleição Peso: 86 kg Altura: 1,93 m
Clube Bayer Leverkusen, ASV Köln, LG Stadtwerke München
Período em atividade 1990 — 2011

Tim Lobinger (Rheinbach, Renânia do Norte-Vestfália, 3 de setembro de 1972) é um atleta alemão, especialista no salto com vara. Foi campeão do Mundo e da Europa em pista coberta e é um dos quinze atletas que, ao ar livre, conseguiram até hoje, passar a barreira dos 6 metros[1].

Carreira[editar | editar código-fonte]

Iniciou a sua carreira international nos Campeonato Europeu de juniores de 1991, em Salónica, classificando-se em terceiro lugar no concurso com um salto de 5.20 m. Autor de um recorde pessoal de 5.91 m em 1996, classifica-se na sétima posição da final dos Jogos Olímpicos de Atlanta com a marca de 5.80 m.

Em 1997 transpõe, pela primeira vez, a fasquia de 6.00 m, durante o meeting de Colónia e termina em terceiro lugar a Final do Grand Prix IAAF disputada em Fukuoka no final da época. No início da temporada de 1998, Lobinger recebe a medalha de ouro nos Campeonatos da Europa em Pista Coberta de Valência com 5.80 m.

No dia 30 junho de 1999, aquando do meeting de Oslo, Lobinger iguala o seu recorde pessoal conseguindo pela segunda vez a proeza de saltar acima de seis metros. Porém, não voltaria a confirmar esta marca, nem nos Campeonatos Mundiais de Sevillha (6º com 5.70 m), nem nos Jogos Olímpicos de 2000 onde acabaria por ser o 13º e último da final com apenas 5.50 m.

Em 2002, obtém o seu segundo título europeu em pista coberta, impondo-se em Viena com um resultado de 5.75 m. Depois de fazer 5.90 m em Atenas (melhor marca mundial do ano em igualdade com o norte-americano Jeff Hartwig), alcança a medalha de prata nos Campeonatos da Europa de Munique. No ano seguinte, Tim Lobinger vence os Campeonatos Mundiais Indoor de Birmingham com um salto de 5.80 m, alcançando assim o primeiro título mundial da sua carreira.

As restantes presenças em Jogos Olímpicos e Campeonatos Mundiais saldam-se por fracassos, mas o atleto alemão continua a sua carreira com presenças regulares nas mais diversas competições internacionais. A nível interno, foi oito vezes campeão alemão de salto com vara.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]