Torre Einstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Torre Einstein
Einsteinturm 7443.jpg
Código IAU 042
Origem do nome Albert Einstein
Inaugurado em 1924
Geografia
Localização Alemanha Editar isso no Wikidata
Coordenadas
52° 22' 44.00" N 13° 3' 49.00" E
Website
www.aip.de/de/forschung/forschungsschwerpunkt-kmf/cosmic-magnetic-fields/sonnenphysik/optische-sonnenphysik/einsteinturm

A Torre Einstein é um observatório astrofísico localizado no Albert Einstein Science Park ou Parque científico Albert Einstein em Potsdam, Alemanha desenhado pelo arquiteto Erich Mendelsohn. Foi construída pelo astrônomo Erwin Finlay-Freundlich para auxiliar experimentos e observações que validariam a teoria da relatividade de Einstein. A construção foi projetada por volta de 1917, construída de 1920 até 1921 após arrecadamento de fundos e passou a funcionar em 1924. Ainda hoje, é um observátorio solar em atividade e integra o Instituto de Astrofísica de Potsdam. A luz do telescópio é conduzida por uma coluna até o local onde os instrumentos e o laboratório estão localizados.

Este foi um dos primeiros projetos de grande importância de Mendelsohn e é a sua construção mais conhecida, completada quando o então jovem Richard Neutra fazia parte de sua equipe.

O exterior foi, originalmente, construído em concreto, mas, devido a dificuldades na obra, boa parte dele foi acabado em tijolo coberto com estuque. Passou por uma reforma completa, em 1999, pelo seu 75º aniversário, a fim de corrigir problemas relativos à umidade e decadência. É, muitas vezes, citada como uma das poucas referências da arquitetura expressionista.

Segunda visão da torre.

Mendelsohn acompanhou Einstein num longo passeio por toda estrutura, esperando por algum sinal de aprovação. O desenho, lógico e perfeitamente adequado à sua proposta, sobressaía-se como uma "espaçonave desajeitada" nos subúrbios de Potsdam. Einstein não disse nada até horas depois, durante um encontro com o comitê da construção, quando ele a definiu com uma palavra: "Orgânica". O próprio Mendelsohn disse que a desenhou a partir de um desejo desconhecido, deixando isso emergir da "mística em torno do universo de Einstein".

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Torre Einstein

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.