Minor Planet Center

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Minor Planet Center (em português, Centro de Planetas Menores) é uma organização que opera no Observatório Astrofísico Smithsonian (Smithsonian Astrophysical Observatory — SAO), e que é parte do Centro para a Astrofísica (Center for Astrophysics — CfA) junto com o Observatório da Faculdade de Harvard (Harvard College Observatory — HCO). Deve o seu nome oficial ao facto de, historicamente, os asteroides terem sido conhecidos como planetas menores. Desde a resolução de 2006, a União Astronómica Internacional (UAI) recomenda que o termo planeta menor deva, de uma forma geral, cair em desuso por ser demasiado ambíguo.[1] Não obstante, para já, o Minor Planet Center tem mantido o seu nome tradicional.
Sob os auspices da UAI, é a organização oficial na carga de coletar dados observacionais para asteroides e cometas, calculando suas órbitas e publicando esta informação através das Circulares de Planetas Menores (Minor Planet Circulars).[2] Funciona um número de serviços on line gratuitos para observadores ajudá-los a observar asteróides e cometas. O catálogo completo de órbitas de asteróides (MPCORB, na sigla em inglês, às vezes referido como "Catálogo de Planetas Menores") pode ser baixado da Internet gratuitamente.

Referências

  1. «Questions and Answers on Planets» (em inglês). U.A.I. Consultado em 11 de Agosto de 2013. Arquivado do original em 18 de dezembro de 2009 
  2. «Minor Planet Center» (em inglês). Consultado em 6 de fevereiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]