Turena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Touraine)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa mostrando a antiga província de Turena, com as atuais comunas francesas
Bandeira de Turena
Castelo de Candé, um dos inúmeros castelos da região

Turena (em francês: Touraine) foi uma antiga província da França cuja capital era a cidade de Tours. Durante a reorganização política do território francês em 1790, a província de Turena foi dividida entre os departamentos de Indre-et-Loire, Loir-et-Cher e Indre.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A antiga Turena é cortada pelo rio Líger e seus afluentes Cher, Indre e Vienne.

História[editar | editar código-fonte]

O nome Turena é proveniente de uma tribo Celta chamada turões, que habitava a região no início da era cristã. Conhecida como "O Jardim da França", Turena era o retiro dos reis no fim da Idade Média e Renascença.

Em 1044, o controle de Turena foi dado aos angevinos, que se tornaram reis da Inglaterra em 1154 (inicialmente com Henrique II de Inglaterra), sendo o castelo de Chinon a maior fortaleza desses reis. Em 1206, Filipe II de França reinou sobre a Turena. Foi então que Turena foi transformada em ducado real.

Em 1429, Joana d'Arc teve um encontro histórico em Chinon com o futuro Carlos VII de França. O ducado real transformou-se em província em 1584, que foi, por sua vez, dividida em departamentos em 1790.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A histórica região de Turena é famosa por seus vários castelos, tais como o Amboise, o Azay-le-Rideau, o Chaumont, o Chenonceaux, o Chinon, o Langeais, o Loches, o Villandry e o Blois. A região também tem a fama de ser o local onde se fala o francês mais puro e sem sotaque.[1]

Referências

  1. ARDAGH, J. e JONES, C. Grandes impérios e civilizações: França, uma civilização essencial. Volume 2. Tradução de VIDELEC, S. L. Madri. Edições del Prado. 1997. p. 175.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Turena