Trepadeira-do-bosque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTrepadeira-do-bosque
Subespécie C. f. macrodactyla ou C. f. familiaris

Subespécie C. f. macrodactyla ou C. f. familiaris
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Certhiidae
Género: Certhia
Espécie: C. familiaris
Nome binomial
Certhia familiaris
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Verde – residente durante todo o ano Azul – Visitante durante o Inverno   Magenta – subespécie comummente referida como Trepadeira-de-Hodgson
Verde – residente durante todo o ano

Azul – Visitante durante o Inverno

Magenta – subespécie comummente referida como Trepadeira-de-Hodgson

A trepadeira-do-bosque (Certhia familiaris), é uma pequena ave passeriforme. É semelhante a outras trepadeiras, possuindo um bico curvo, padrão castanho no dorso, esbranquiçado no ventre e uma cauda comprida e firme de penas que a ajudam a trepar os troncos das árvores. Pode ser distinguida do seu parente próximo, a trepadeira-comum, com quem partilha a maior parte do seu território europeu, pelo canto diferente.

A espécie está dividida em pelo menos nove subespécies, que nidificam em diferentes partes da Eurásia temperada. A trepadeira-dos-bosques pode ser encontrada em florestas de todos os tipos, mas quadno o seu território se sobrepõe ao da trepadeira-comum na Europa Ocidental, é mais provável encontrá-la em florestas de coníferas ou a altitudes mais elevadas. Nidifica em reentrâncias nas árvores, ou por trás de bocados de casca solta, tendo preferência por sequóias gigantes introduzidas nos locais de nidificação, quando presentes. A fêmea deposita normalmente cinco ou seis ovos brancos sarapintados de rosa no ninho, mas tanto estes, como as crias, são vulneráveis à predação por parte de pica-paus e mamíferos, incluindo esquilos.

É uma espécie insectívora que trepa os troncos das árvores como um rato, em busca de insectos que apanha em fendas e buracos na casca, com o seu bico fino e curvo. Depois voa em direcção à base de outra árvore com um característico voo errático. Apesar de ser um pássaro solitário durante o Inverno, pode formar aninhamentos comunais sob clima frio. É comum, não se encontrando ameaçada[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) IUCN (2009). Certhia familiaris. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2009. IUCN 2009. Obtido em 10 Outubro 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Trepadeira-do-bosque
Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.