Tsukubai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Tsukubai em Ryōan-ji templo em Kyoto

No Japão, um tsukubai (蹲踞?) é uma pia fornecida na entrada de locais sagrados para que os visitantes purifiquem-se pelo ritual de lavar as mãos e pelo enxágue da boca.[1] Esse tipo de ritual de limpeza é o costume para convidados participando de uma cerimônia do chá[1] ou visitando uma área de templo budista.[2] O nome origina-se do verbo tsukubau que significa "curvar-se", um ato de humildade.[2]

Tsukubai são geralmente de pedra e são normalmente fornecidos com uma pequena colher, deitada acima, pronta para uso. O fornecimento de água é fornecido através de um tubo de bambu chamado kakei.

O famoso tsukubai mostrado aqui fica na área do templo Ryōan-ji, e foi doado por um senhor feudal Tokugawa Mitsukuni.[3] Os kanji escritos na superfície da pedra são sem significância lidos sozinhos. Se cada um fosse lido em combinação com 口 (kuchi) - a forma da vasilha central - então, os caracteres tornam-se 吾, 唯, 足, 知 que se traduzem literalmente como "Eu somente sei o bastante" (吾 = ware = eu, 唯 = tada = somente, 足 = taru = bastante, 知 = shiru = sei).[4] O sentido oculto é variadamente traduzido como "O que um tem é tudo o que um precisa",[4] ou "Aprenda somente para estar satisfeito"[3] reflete os básicos ensinamentos antimaterialistas do budismo.

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b Must See in Kyoto. Kyoto: Japan Travel Bureau, Inc. 1991. 107 páginas. ISBN 4-533-00528-4 
  2. a b Einarsen, John (2004). Zen and Kyoto. Kyoto: Uniplan Co, Inc. 133 páginas. ISBN 4-89704-202-X 
  3. a b Einarsen, John (2004). Zen and Kyoto. Kyoto: Uniplan Co, Inc. pp. 90–91. ISBN 4-89704-202-X 
  4. a b «Tsukubai and Zenibachi, the Japanese Water Basins». Consultado em 3 March 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]