Tulga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tulga
Tulga
Tulga, rei dels visigots (ca. 1854), retrat imaginari del monarca obra d'Agustín Sáez Glanadell pertanyent a la Sèrie Cronològica dels Reis d'Espanya del Museu del Prado. Actualment dipositat al Pazo de San Marcos, seu de la Diputació de Lugo.
Nascimento 622
Morte 642
Toledo
Progenitores
Filho(a)(s) Vamba
Ocupação soberano
Religião Igreja Católica

Tulga (ou Tulca) foi rei visigodo da Hispânia entre 640 e 642, sucedendo a seu pai Quintila.[1][2][3]

Atribui-se a Tulga alguma simplicidade de espírito e fraqueza de carácter. Os Bascos revoltaram-se durante o seu reinado, mas aquilo que marca este período é a revolta de Quindasvinto.

A revolta de Quindasvinto[editar | editar código-fonte]

Quindasvinto era já um ancião de 79 anos quando iniciou a sua revolta. Desempenhava, provavelmente, um cargo de comando militar ou civil na região fronteiriça com o actual País Basco. Apercebendo-se da fragilidade do trono de Tulga, convocou os nobres godos terratenentes, a população germânica da zona e fez-se proclamar rei, apesar de lhe faltar a chancela dos bispos. A sua aclamação teve lugar em Pampalica, possivelmente a Pampliega actual, perto de Burgos.

A sequência dos factos altera-se conforme as fontes:

De acordo com Sigiberto Glembacense o rebelde, seguro dos seus apoios e com a adesão de outros nobres, marchou sobre Toledo, depôs Tulga e fê-lo tonsurar, deste modo inabilitando-o para ocupar o trono; o destino posterior de Tulga não é conhecido.

Santo Ildefonso, por outro lado, deixou um relato distinto: a rebelião de Quindasvinto obteve algum apoio entre a nobreza mas não triunfou devido à falta de apoio do clero. Tulga conservou o trono e Quindasvinto manteve-se um rebelde, até que a oportuna morte do rei, por doença, permitiu o reconhecimento de Quindasvinto como rei pelos eleitores reais.

Referências

  1. Wolf, Kenneth Baxter (1999). Conquerors and Chroniclers of Early Medieval Spain (em inglês). Liverpool: Liverpool University Press. p. 180 
  2. Bachrach, Bernard S. (1993). Armies and Politics in the Early Medieval West (em inglês). [S.l.]: Variorum. p. 12 
  3. Flood, Timothy M. (2018). Rulers and Realms in Medieval Iberia, 711-1492 (em inglês). Jefferson: McFarland. p. 201 

Precedido por
Quintila
Rei Visigodo de Toledo
640642
Sucedido por
Quindasvinto