USENIX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
USENIX
Sede Berkeley (Califórnia), Estados Unidos
Presidente Brian Noble
Sítio oficial www.usenix.org

USENIX é a Associação de Sistemas Avançados de Computadores (em inglês: Advanced Computing Systems Association). Ela foi fundada em 1975 sob o nome de "Grupo de Usuários Unix" (em inglês: "Unix Users Group"), focando-se primeiramente no estudo e desenvolvimento do sistema operacional Unix e de sistemas similares. Em junho de 1977, um advogado da Corporação AT&T informou o grupo que eles não poderiam usar a palavra UNIX, pois já era uma marca comercial da empresa Western Electric (braço fabril da AT&T até 1995), o que levou à mudança do nome para USENIX.[1] A partir de então, a associação cresceu e se tornou uma organização respeitada, de maneira geral, entre os profissionais, desenvolvedores e pesquisadores de sistemas operacionais. Desde a sua fundação, ela publica um jornal técnico intitulado ;login:.[2]

A USENIX teve início como uma organização técnica. Conforme os interesses comerciais cresceram, diversos grupos separados passaram a trabalhar em paralelo, mais notadamente o Software Tools Users Group (STUG), que funciona como um auxiliar técnico para ferramentas estilo Unix e interface em sistemas operacionais não Unix, e o grupo de usuários /usr/group, que é voltado para questões comerciais.

A associação USENIX tem um grupo de interesse especial para administradores de sistemas, a LISA, antigamente conhecida como SAGE.

Ela patrocina vários seminários e conferências todos os anos, notadamente os seguintes: Simpósio de Design e Implementação de Sistemas Operacionais USENIX (em inglês: USENIX Symposium on Operating Systems Design and Implementation) (OSDI), Simpósio de Design e implementação de Sistemas em Rede (em inglês: USENIX Symposium on Networked Systems Design and Implementation) (NSDI), Conferência Técnica Anual USENIX (em inglês: USENIX Annual Technical Conference), Simpósio de Segurança USENIX (em inglês: USENIX Security Symposium), Conferência sobre Tecnologias de Arquivo e Armazenamento (em inglês: USENIX Conference on File and Storage Technologies) (FAST); e com a LISA (antiga SAGE): Conferência de Administração de Sistemas de Instalação Larga (em inglês: Large Installation System Administration Conference) (LISA).

O Presidente fundador da USENIX foi Lou Katz.

Acesso aberto[editar | editar código-fonte]

A USENIX se tornou a primeira associação de computação a oferecer acesso aberto aos trabalhos de suas conferências e seminários em 2008.[3] Desde 2013, ela ainda continua sendo a única a fazer isso. A partir de 2011, eles passaram a incluir gravações de áudio e vídeo das apresentações em seus materiais de livre acesso.

USENIX Lifetime Achievement Award[editar | editar código-fonte]

Apresentadores se divertindo na USENIX 1984 Summer. Foto por Perry Kivolowitz.

Este prêmio, também chamado de prêmio "Flama", é entregue anualmente desde 1993.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Lehey, Greg (Junho de 2003). «President's Column». AUUG, Inc. AUUGN. 24 (2): 3. Consultado em 3 de junho de 2010 
  2. ;login: The USENIX Magazine
  3. USENIX Supports Open Access
  4. «USENIX Flame Award». USENIX. Consultado em 19 de julho de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]