Uirapuru-de-chapéu-branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde agosto de 2015). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaLepidothrix nattereri
PipraNattereriJennens.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Pipridae
Género: Lepidothrix
Espécie: L. nattereri
Nome binomial
Lepidothrix nattereri
(P.L.Sclater, 1865)
Sinónimos
Pipra nattereri P.L.Sclater, 1865

Lepidothrix nattereri, do (grego) lepis = escama, marcas; e thrix = cabelo; e de nattereri = homenagem ao zoólogo e coletor de espécies austíaco, residente no Brasil Johann Natterer[1], é uma espécie de ave da família Pipridae.

Características[editar | editar código-fonte]

A espécie apresenta dimorfismo sexual no tamanho e na plumagem, o macho mede cerca de 8,5 cm de comprimento e pode pesar 8 grama, enquanto a fêmea, mede cerca de 9,2 cm e pesa 8,8 gramas. O macho apresenta coloração verde no peito, garganta, cabeça, manto e asas. A parte inferior das costas e o uropígio são brancos. A cabeça apresenta uma coroa branca. A cauda e as rêmiges primárias são escuras. O ventre e o crisso são claros, de coloração amarela. Os olhos apresentam coloração clara esbranquiçada.O bico é pálido de coloração azul. Os tarsos e os pés são rosados.[2] As fêmeas são verdes nas partes superiores e amarelas no ventre. Não presentam o uropígio branco. Não possuem a coroa branca, esta é verde azulada. Seu bico é mais robusto.[3]

Distribuição Geográfica[editar | editar código-fonte]

Ocorre na amazônia centro-meridional[4], no Brasil e na Bolívia. Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.