União Democrata Cristã (Ucrânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A União Democrata Cristã ( em ucraniano: Християнсько-демократичний союз, Khrystyjansko-demokratychnyj Sojuz ) é um partido político da Ucrânia. Em 2 de dezembro de 2002, em Atenas, na Grécia, o partido tornou-se membro da Internacional Democrata Centrista. Negocia-se agora a sua filiação associada no Partido Popular Europeu. O partido também publica um jornal chamado Християнський демократ ( democrata cristão ).

História[editar | editar código-fonte]

A União Democrata Cristã foi criada em 8 de fevereiro de 1997, em Kiev, Ucrânia como o Partido da União Popular Cristã ( em ucraniano: Партія Християнсько-народний союз ) [1] para promover as ideias da democracia cristã europeia na Ucrânia. Era descendente do Partido Democrata Cristão da Ucrânia e em 1996-1998 se separou junto com a Aliança Ucraniana dos Cristãos.

Durante as eleições parlamentares ucranianas de 1998, o partido fez parte do bloco eleitoral "Forward Ukraine" ( em ucraniano: Виборчий блок партій "Вперед, Україно!" ) [2] que ganhou 1 assento ( eleitorado de mandato único ).

Em março de 2002, a aliança da CPU Nossa Ucrânia [2] liderada pelo ex-presidente da Ucrânia, Viktor Yushchenko, venceu as eleições parlamentares.

No 4º Congresso da CPU em 2003 algumas organizações regionais de três partidos se uniram a ela (Partido Democrata Cristão da Ucrânia, Partido Democrata Cristão Ucraniano e Aliança Ucraniana dos Cristãos), formando um novo partido na base da CPU - União Democrata Cristã. Um conhecido advogado ucraniano, Dr. Volodymyr Stretovych tornou-se o presidente da CDU. Também foram cancelados os registros do Partido Democrata Cristão Ucraniano e da Aliança Ucraniana dos Cristãos. [3]

Nas eleições parlamentares de 26 de março de 2006, o partido fazia parte da aliança Nossa Ucrânia. [2]

Nas eleições parlamentares de 30 de setembro de 2007, o partido fez parte da aliança Nossa Ucrânia-Bloco de Autodefesa do Povo, [2] que conquistou 72 dos 450 assentos. O próprio partido foi representado por seis deputados: David Zhvania (secretário do partido), Volodymyr Stretovych, Volodymyr Marushchenko (líder do partido na cidade de Kiev), Oksana Bilozir, Oleh Novikov, Kateryna Lukianova.

No outono de 2008, a União Democrata Cristã se fundiu com o Partido Democrata Cristão da Ucrânia ( Kyrylo Polishchuk ).

O partido apoiou Yulia Tymoshenko como candidata presidencial nas eleições presidenciais ucranianas de 2010. [4] O partido não apoiou a demissão do segundo governo Tymoshenko. [5]

Em setembro de 2010, o partido introduziu uma gestão colegiada chefiada pelo secretário do partido. David Zhvania, Ministro de Emergências no governo de Yulia Tymoshenko (em 2005) tornou-se Secretário do Partido. Zhvaniya é membro da coalizão majoritária no parlamento que apoia o governo de Azarov . [6]

Nas eleições locais de 2010, o partido não obteve nenhum representante nos parlamentos regionais nem no Conselho Supremo da Crimeia.

Todos os deputados do partido foram expulsos da facção Nossa Ucrânia – Bloco de Autodefesa do Povo em setembro de 2011, por apoiarem o governo de Azarov. [7] [8] Em julho de 2010, eles entraram no grupo de deputados do Direito de Escolha, que apoiou abertamente o governo de Azarov. [9]

David Zhvania participou das eleições parlamentares ucranianas de 2012 como candidato independente nos distritos uninominais número 140 (o primeiro a vencer ganha uma cadeira no parlamento) localizado na cidade de Illichivsk. Foi (re-)eleito no parlamento onde em dezembro de 2012 ingressou na facção do Partido das Regiões. [10]

O partido não participou das eleições parlamentares ucranianas de 2014.

Nas eleições locais ucranianas de 2020, o partido ganhou 3 deputados (0,01% de todos os mandatos disponíveis). [11]

Políticas[editar | editar código-fonte]

Os três princípios do partido são Justiça, Solidariedade e Responsabilidade. Na economia, o partido apoia um mercado livre com base na propriedade privada e na competição honesta, mas também uma regulação social ativa da economia. Na política social – um direito à educação e medicamentos gratuitos, um endereço de ajuda aos necessitados. Na política internacional - adesão da Ucrânia à União Europeia e à OTAN.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Personal website of the leader of Christian Democratic Union Volodymyr Stretovych
  2. a b c d (em ucraniano) Партія Християнсько-Демократичний Союз Arquivado em março 5, 2016, no Wayback Machine, Database DATA
  3. Rybachuk, M., Kyriushko, M., Hrytsyna, O. Christian parties in Ukraine: end or beginning of establishment? Arquivado em março 3, 2016, no Wayback Machine
  4. Christian-Democratic Union party to support Tymoshenko at presidential election Arquivado em dezembro 2, 2009, no Wayback Machine, Kyiv Post (November 28, 2009)
  5. (em ucraniano) Володимир Стретович про припинення діяльності демократичної коаліції Arquivado em março 4, 2012, no Wayback Machine, Official website (March 2, 2010)
  6. Christian Democratic Union calls on Yanukovych to help end political wars Arquivado em 2011-01-27 no Wayback Machine, Kyiv Post (December 28, 2010)
  7. People's Self-Defense faction: Twelve parliamentarians expelled from Our Ukraine Arquivado em setembro 11, 2011, no Wayback Machine, Kyiv Post (September 7, 2011)
  8. Board Arquivado em abril 1, 2012, no Wayback Machine, Parties official website
  9. People Arquivado em abril 2, 2012, no Wayback Machine, Right of Choice deputy group
  10. Rada approves composition of all committees Arquivado em 2016-01-08 no Wayback Machine, Kyiv Post (25 December 2012)
  11. «Results of the 2020 Ukrainian local elections on the official web-server of the». Central Election Commission of Ukraine (em ucraniano). Consultado em 12 de janeiro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]