Universidade Estatal Stroganov de Artes e Indústria de Moscovo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Estatal Stroganov de Artes e Indústria de Moscovo
Маскоўскае вышэйшае мастацка-прамысловае вучылішча
Universidade Estatal Stroganov de Artes e Indústria de Moscovo
Fundação 1825
Tipo de instituição universidade, ponto de referência
Localização Sokol
Rússia
55° 48' 26.658" N 37° 29' 53.762" E
Mapa
Website oficial

A Universidade Estatal Stroganov de Artes e Indústria de Moscovo (em russo: Московский Государственный Художественно-Промышленный Университет имени С.Г Стороганова), informalmente designada por Stroganovka (Строгановка) é uma das mais antigas escolas russas de artes aplicadas, industriais e design. A universidade tem o nome do seu fundador, o barão Sergei Grigoriyevich Stroganov.

História[editar | editar código-fonte]

A escola foi fundada em 1825 por Sergey Stroganov. Especializou-se no ensino de artes aplicadas e decorativas. Em 1843 a escola tornou-se propriedade do estado. Em 1860 foi renomeada Escola Stroganov de Desenho Técnico.

Depois da Revolução de Outubro a escola foi reorganizada e tornou-se parte dos Estúdios Livres Estatais de Arte, Vkhutemas e Vkhutein. Desde 1930 é designada por Instituto de Artes Decorativas e Aplicadas de Moscovo. Em 1945, depois do fim da II Guerra Mundial a escola foi restabelecida como instituição para o ensino de artes aplicadas. Em 1996 recebeu o seu nome actual.

Actualmente é uma das mais diversificadas escolas artísticas da Rússia. Possui três departamentos e 13 cursos, preparando os estudantes para seis especializações principais e treze especializações menores.[1]

Referências

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 12 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 28 de setembro de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]