Universidade Técnica de Munique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Universidade Técnica de Munique
Technische Universität München
Lema Die unternehmerische Universität (alemão)
("A universidade empreendedora")
Fundação 1868
Tipo de instituição Universidade nacional
Localização Munique, Baviera,  Alemanha (campus sede)
Presidente Wolfgang A. Herrmann
Total de estudantes c. 40 124
Campus Urbano
Cores da escola Azul     
Orçamento anual 1.2 bilhão (2013)
Página oficial www.tum.de/en/homepage/
Vista aérea da universidade

A Universidade Técnica de Munique (em alemão: Technische Universität München, TUM) é uma instituição de ensino superior alemã. Foi fundada no ano de 1868 pelo rei da Baviera Luís II, sendo inaugurada como Escola Politécnica de Munique.

Posssui cerca de vinte mil alunos, distribuídos nos cursos de: Medicina, Engenharia, Arquitetura, Economia, Esporte, Informática, Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Química, Matemática e Física. Possui três campi: em Munique, Garching bei München e Freising-Weihenstephan, e em 2002 fundou o Instituto Alemão de Ciência e Tecnologia (Gist) em Singapura, tornando-se a primeira universidade alemã a se expandir para o exterior.

Foi mostrada como a melhor universidade da Alemanha pela avaliação anual das universidades mundiais, feita pela Universidade Shanghai Jiao Tong, da China, em 2004 e em 2011. Foi escolhida como uma da três "universidades de elite" pela Sociedade Alemã de Pesquisa (DFG) e pelo Conselho de Ciência (Wissenschaftsrat), e receberá investimento adicional por parte do governo de cerca de 1,9 bilhão de euros até 2011.[carece de fontes?]

Alunos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.