Universidade da Silésia em Katowice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade da Silésia em Katowice
Fundação 1968
Total de estudantes 27,395[1]
Campus Katowice, Sosnowiec, Cieszyn, Chorzów
Afiliações Erasmus+, CEEPUS,[2] EUA, European Physics Education Network (EUPEN), European Law Faculties Association (ELFA) AUF, European Association of Schools of Social Work (EASSW), EUNIS,[3] EPSO, CERN, European Chemistry Thematic Network (ECTN)[4]
Página oficial us.edu.pl/en/
 Nota: Não confundir com Silesian University in Opava.

A Universidade da Silésia em Katowice (polonês: Uniwersytet Śląski w Katowicach, UŚ) é uma universidade estatal autônoma na província de Silésia, Katowice, Polônia.

A universidade oferece ensino superior e instalações de pesquisa. Oferece programas de graduação, mestrado e doutorado, bem como pós-graduação, pesquisa de pós-doutorado, habilitação, e programas de educação e treinamento contínuos.

Prédio principal da Universidade.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Universidade da Silésia em Katowice remonta a 1928, quando o Instytut Pedagogiczny w Katowicach (Instituto Pedagógico em Katowice) foi estabelecido em Katowice, que existiu até 1939. Em 1950, a Escola Pedagógica Superior em Katowice foi estabelecida, no entanto, os primeiros preparativos para a formação do que mais tarde se tornaria a Universidade da Silésia em Katowice foram feitos logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Em junho de 1962, uma filial da Universidade Jaguelônica foi estabelecida em Katowice, que se concentrava, além das humanidades, em matemática, física e direito. Juntamente com a Escola Pedagógica Superior em Katowice, estes são os alicerces do que nasceu em 8 de junho de 1968, como a Universidade da Silésia em Katowice. E assim, a 1 de Outubro de 1968, a Universidade (composta por quatro faculdades) teve o seu primeiro ano letivo inaugurado, atendendo quase 6.000 alunos com doze programas, como filologia, pedagogia, psicologia, história, direito, administração, matemática, física, química, educação física, eletrotécnica e mecânica. Três anos depois, a filial da Universidade em Cieszyn foi estabelecida, e nos anos seguintes (1974-1978) seis novas faculdades foram abertas. Nos anos de 2002 e 2003, foram estabelecidas duas últimas faculdades, que tiveram suas raízes em um ramo reformado da Universidade em Cieszyn.

Edifício da Faculdade de Direito e Administração à noite.

Localização[editar | editar código-fonte]

A Universidade possui instalações em quatro cidades da região: Katowice, Sosnowiec, Cieszyn e Chorzów. A maioria das instalações está em Katowice; o campus principal fica no centro da cidade.

A universidade está no centro de uma região altamente urbanizada e etnicamente complexa, a Associação Metropolitana da Alta Silésia. A indústria pesada tem uma influência significativa e os desafios ecológicos são formidáveis. A universidade tenta manter laços estreitos com as indústrias locais e as tradições da Silésia.

Departamentos[editar | editar código-fonte]

A Universidade da Silésia em Katowice possui escolas de línguas modernas, ciências naturais e tecnologia, e uma faculdade de formação de professores de línguas.

Está dividida nos seguintes departamentos:

Centro de Informação Científica e Biblioteca Acadêmica da Universidade da Silésia em Katowice.

Faculdade de Ciências Humanas.

Faculdade de Ciências Naturais.

Faculdade de Ciências Sociais.

Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Faculdade de Direito e Administração.

Faculdade de Letras e Ciências da Educação.

Faculdade de Teologia.

Escola de Cinema Krzysztof Kieślowski.


Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Sheet with Facts and Figures on University of Silesia
  2. CEEPUS
  3. «Regular Members – Eunis». EUNIS. European University Information Systems Organization. 29 de agosto de 2013. Consultado em 5 de dezembro de 2018 
  4. Rector's Report 2015, p. 142