Usinas Hidrelétricas do Rio Paatsjoki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As usinas hidrelétricas do rio Paatsjoki são uma série de instalações hidrelétricas no rio Paatsjoki .

Descrição[editar | editar código-fonte]

O Rio Paatsjoki flui do Lago Inari na Finlândia e, na maior parte de sua duração, marca a fronteira entre a Rússia e a Noruega . No rio existem várias usinas hidrelétricas norueguesas e russas. A operação das estações é regida por vários acordos internacionais (Acordo entre a União Soviética e a Noruega em 18 de dezembro de 1957 sobre o uso de instalações hidrelétricas no rio Paatsjoki, Acordo de 29.04.59 sobre a regulamentação do controle do Lago Inari sobre instalações hidrelétricas e a barragem Kaitakoski entre a União Soviética, Finlândia e Noruega . ) Cerca de 85% da eletricidade produzida pela série de usinas hidrelétricas russas é exportada para o exterior. O sistema hidrelétrico opera automaticamente.

As instalações hidrelétricas russas pertencem à Territorial Generating Company № 1, com sede em São Petersburgo, Rússia.

As estações hidrelétricas Kaitakoski (Rússia), Jäniskoski (Rússia), Rajakoski (Rússia), Hevoskoski (Rússia), Skogfoss (Noruega), Melkefoss (Noruega), Borisoglebskaya (Rússia) formam a série de instalações hidrelétricas no rio.

No total, todas as hidrelétricas têm potência de 275,9   Megawatts e produzir 1475   GWh por ano.

A lista está em ordem rio abaixo, do Lago Inari ao Mar de Barents .

Hidrelétrica Kaitakoski[editar | editar código-fonte]

A estação hidrelétrica Kaitakoski ( em russo: Кайтакоски ГЭС (ГЭС-4) ) Na Rússia, no rio Paatsjoki ( 68° 56′ 19″ N, 28° 36′ 02″ L ) começou a funcionar em 1959. A estação de energia pertence e é operada pela empresa de energia TGC-1 . Nas três estações superiores, o rio está inteiramente na Rússia.

Estação hidrelétrica Jäniskoski[editar | editar código-fonte]

A estação hidrelétrica de Jäniskoski ( em russo: Янискоски ГЭС (ГЭС-5) ) ( 68° 58′ 18″ N, 28° 46′ 49″ L ) foi construído 1938-1942, nessa altura no território finlandês. Como a Finlândia cedeu território à URSS após a Guerra de Continuação, a usina está agora em território russo. A usina foi criada para fornecer energia elétrica para a mineração de níquel em Petsamo . A usina foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial em 1944. Após a guerra, a usina foi reconstruída pela empresa finlandesa Imatran Voima (hoje Fortum ) em um contrato com a URSS, e voltou a operar em 1950. A estação de energia pertence e é operada pela empresa de energia TGC-1.

Hidrelétrica Rajakoski[editar | editar código-fonte]

Iniciando operação em 25 de maio de 1956, a estação hidrelétrica de Rajakoski ( em russo: Раякоски ГЭС (ГЭС-6) ) É uma estação hidroeléctrica russo no rio Paatsjoki ( 69° 01′ 22″ N, 29° 00′ 20″ L ). A estação foi construída pela empresa finlandesa Imatran Voima em um contrato com a URSS. A estação de energia pertence e é operada pela empresa de energia TGC-1. Ele está localizado a cerca de 500 metros (1 600 pé) da fronteira com a Noruega e 4 quilômetros (2,5 mi) do triponto de fronteira em Muotkavaara .

Hidrelétrica de Hevoskoski[editar | editar código-fonte]

A estação hidrelétrica de Hevoskoski ( em russo: Хевоскоски ГЭС (ГЭС-7) , em norueguês: Hestefoss kraftverk ) No rio Paatsjoki ( 69° 07′ 03″ N, 29° 14′ 31″ L ), foi construído entre 1956 e 1970. A fronteira vai no rio aqui, mas a usina hidrelétrica está localizada em território russo. A estação de energia pertence e é operada pela empresa de energia TGC-1.

Estação hidrelétrica Skogfoss[editar | editar código-fonte]

A estação hidrelétrica Skogfoss no rio Paatsjoki é uma estação hidrelétrica norueguesa construída em 1964. A fronteira é no rio, mas a estação está no lado da Noruega ( 69° 22′ 22″ N, 29° 41′ 38″ L ).

Estação hidrelétrica Melkefoss[editar | editar código-fonte]

A estação hidrelétrica Melkefoss, construída em 1978, é uma estação hidrelétrica norueguesa no rio Paatsjoki. A fronteira é no rio, mas a estação está no lado da Noruega ( 69° 23′ 57″ N, 29° 47′ 13″ L ).

Estação hidrelétrica Borisoglebsky[editar | editar código-fonte]

Construída entre 1960 e 1964, a estação hidrelétrica Borisoglebsky ( em russo: Борисоглебская ГЭС (ГЭС-8) ) No rio Paatsjoki é uma estação hidroeléctrica russo ( 69° 38′ 37″ N, 30° 08′ 15″ L ) construído sob um sistema de derivação de água. A estação de energia pertence e é operada pela empresa de energia TGC-1. A fronteira fica no rio, mas a estação fica do lado russo. Nomeado após a localidade Borisoglebsky, Oblast de Murmansk .

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]