Saltar para o conteúdo

Usuária:Giselle Jessica Viana Pereira/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Atributos da Personalidade

Personalidade pode ser tratada como o conjunto de pensamentos coordenados e valores que determinam o comportamento do indivíduo perante seu convívio social. Esse conjunto de características é conhecido como atributos ou traços da personalidade.

O termo Personalidade é usado para incluir tudo sobre um individuo, ou seja, suas habilidades sociais, igualando os aspectos únicos do comportamento representados pela essência humana.

As teorias da personalidade são teorias gerais do comportamento humano e desenvolvem conceitos apropriados para a descrição e predição de séries limitadas comportamentais, explicando eventos de natureza variados, desde que possuindo importância funcional demonstrada pelo o individuo. Esses comportamentos e fatores que formam o indivíduo são conhecidos como atributos de personalidade

Os atributos de personalidade são dinâmicos, ou seja, tem permanente influência sobre o comportamento do individuo durante toda a sua história em qualquer ambiente de convívio.

Através do estudo de gestão de pessoas começou se a relacionar a personalidade com o comportamento das pessoas no ambiente organizacional e através dos atributos de cada personalidade foi possível definir a formação de grupos dentro da empresa, o estilo de liderança adotado, e o relacionamento entre os colaboradores e a organização.

Conforme trabalho desenvolvido por Schneider (1995) os atributos da personalidade podem contribuir para a escolha de organização para se trabalhar, a formação de grupos dentro da organização, ou até mesmo uma decisão de deixar a organização por conflitos de personalidade. O método utilizado para esse estudo é o A-S-A (atração – seleção – atrito).

Como base do modelo ASA existe o conceito “person-organizationfit” (que se refere à adequação da pessoa com relação à empresa), onde a pessoa entra, ou busca entrar, na organização tendo em vista os valores comuns entre esses, em que o indivíduo busca a auto satisfação. E o termo personalidade, no texto, equivale às características disponíveis do indivíduo.

Tratando-se de empresas, o modelo ASA é um modelo voltado pra orientação pessoal, que acaba por definir quem fica na organização, moldando assim sua natureza, processos, entre outras características. O modelo propõe que ao longo do tempo uma organização tende a se tornar homogênea, pois as pessoas que não se adaptam (não se enquadram) são “convidadas a se retirarem”, mantendo assim o perfil das pessoas, que ficarem na empresa, cada vez mais semelhante.

O processo de atração funciona baseando-se nas preferências da pessoa em relação a organização, levando em conta uma estimativa implícita das características e atributos pessoais que são congruente com a organização.

Através deste método pode se concluir que analisando os valores da organização versus os valores pessoais do indivíduo podem definir qual a organização é a melhor para se trabalhar ou qual é o melhor funcionário para uma determinada organização. Também podemos concluir que cada organização tem a sua cultura formada por valores distintos dos indivíduos que são selecionados para se obter o máximo de crescimento da organização.

.