Usuário(a):AníbalGuerreiro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Discussão do Tema 1 - Da web 2.0 à Wikipédia[editar | editar código-fonte]

A presente página, pretende apresentar o resumo dos trabalhos realizados no âmbito das discussões do tema 1, da unidade curricular Seminário TIC em Contextos Educacionais, do programa de doutoramento em Educação da Universidade Aberta (ano letivo 2015/2016)

Participantes e trabalhos[editar | editar código-fonte]

Os seguintes tópicos foram desenvolvidos e colocados no fórum denominado: Fórum para o Tema 1 e contou com os seguintes temas de debate:

  1. Uma enciclopédia de todos e para todos (por Ana Filipe)
  2. Wikipédia (por Dércio Martins)
  3. Poderá ser o maior problema a maior vantagem? (por Ricardo Monteiro)
  4. WEB, passado, presente e futuro (por Aníbal Guerreiro)
  5. Evolução do interesse pela Wikipédia e Wikipédia (por Jacinto Pinto)

Resumo global[editar | editar código-fonte]

Do conjunto dos 5 trabalhos participantes na discussão do Tema 1 - Da Web 2.0 à Wikipédia, o seu conteúdo centra-se em 3 grandes áreas: Wikipédia, Movimentos impulsionados pela WEB e uma retrospectiva da WEB 1.0 à WEB 7.0.

Wikipédia[editar | editar código-fonte]

O que é a Wikipédia?[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia, fundada em 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger, em poucos anos transformou-se no quinto site mais visitado do mundo , com edições em 277 idiomas.  Em qualquer dia, de acordo com o Jornal Opinião & Notícia, 15% dos utilizadores da Internet visitam a página, o que soma 495 milhões de leitores por mês, das mais variadas áreas e interesses [1].

A Wikipédia reflecte a ideia de ´inteligência colectiva e surge através da Wikimedia Foundation , é construída através de contribuições voluntárias e de uma forma colaborativa sem que os seus conteúdos tenham necessariamente que ser escritos por especialistas na área, nem a sua revisão ser feita por pares. Está disponível em várias línguas, e é disponibilizada através da tecnologia Wiki.

A tecnologia usada e o conceito aplicado, faz da Wikipédia um Recurso Educacional Aberto (REA), inserido na Web 2.0, que possibilita o acesso à informação e fomenta o trabalho colaborativo para a construção da ´inteligência coletiva`, como forma de desenvolvimento humano.

Princípios orientadores[editar | editar código-fonte]

O Projecto Wikipédia [2] apresenta três princípios fundadores (regras e recomendações):

  1. NPOV - Neutral point of view,
  2. VVerifiability; e
  3. NOR - No Original Research,

Estes princípios, deram origem a cinco pilares:

  1. Enciclopedismo;
  2. Neutralidade de ponto de vista;
  3. Licença livre;
  4. Convivência comunitária;
  5. Liberdade de Regras.

Uso da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

  • De acordo com o Alexa[3], um dos sites mais influentes em termos de ranking de tráfego na Internet, a Wikipédia ocupa o 6º lugar, fazendo dela, um dos web sites mais visitados em todo o mundo e consequentemente, aparece nos primeiros lugares nos motores de busca.
  • É usada pelos seus participantes, colaboradores, investigadores e público em geral.

Desvalorização da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

  • A Wikipédia apesar dos vários factores positivos, continua a ser vista com algum descrédito e a ser subvalorizada por muitos, em especial por membros inseridos na comunidade educativa, essa desconfiança poderá ter origem no modelo de trabalho wiki, que é inconsistente com o modelo académico tradicional.
  • Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipédia, confrontado com os problemas que muitas vezes são apontados ao seu projeto referiu “Não é perfeita, mas nada é perfeito”.
  • A informação presente na Wikipédia é um dos motivos para a sua descredibilização.
  • A adaptação da Wikipédia ás novas realidades, seria de extrema importância. No entanto há quem pense que a Wikipédia está em decadência já neste momento, deixando muitas dúvidas da sua recuperação no futuro.
  • De acordo com o artigo: The Decline of Wikipédia, de Tom Simonite publicado no MIT Technology Review, a Wikipédia é o sexto website mais visitado no mundo, contudo não está a funcionar da mesma forma, como os outros top 10. Simonite (2013)[4] diz que a Wikipédia tem problemas de gestão e os seus voluntários trabalham geralmente sob um pseudónimo e brigam frequentemente entre si.
  • As razões mais significativas referidas pelo autor do artigo, é que a Wikipédia raramente tem coisas novas, funciona da mesma forma que o seu início e pouco faz para atrair novos visitantes. Subentende-se no artigo, que a razão principal que a Wikipédia ainda mantém influência e é importante, é porque não há nenhuma outra fonte de informação livre como ela, e por isso, muitos serviços online dependem de Wikipédia e dos seus 10 mil milhões de páginas.

Melhoramentos[editar | editar código-fonte]

Como forma de melhorar a qualidade dos artigos na Wikipédia, foram revistos alguns parâmetros, e foi dada especial atenção à Verificabilidade (verifiability), onde ficou assente que qualquer informação sem fundamentação de fontes será removida, apenas reintroduzida após o artigo conter citações e fontes que suportem os textos.

Ainda na questão de regras e para conferir maior credibilidade aos artigos criados, reforçando a necessidade de linhas orientadoras e de controlo do Projeto Wikipédia, foram identificados mais quatro grupos de Políticas/regras:

  • Políticas relativas ao conteúdo;
  • Políticas sociais;
  • Políticas relativas a permissões; e
  • Políticas de carácter geral.

Muitas instituições com grande prestígio Internacional devem usar, devem colaborar e também a incentivarem o seu uso pelos estudantes e professores, não esquecendo naturalmente, quer os seus benefícios, quer as suas desvantagens.

Há vários estudos e projectos no sentido de incentivarem os professores e alunos a participar mais na Wikipédia. Entre eles há de destacar o Projecto Wikipédia na Universidade, parte do Programa Wikipédia no Ensino. O objectivo do projecto é estimular estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, produção colaborativa de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português

Além destas iniciativas que efectivamente podem encorajar mais o professores a participarem na Wikipédia, há também vários estudos que demonstram a qualidade da informação que lá existe em comparação a outras fontes similares, e este motivo pode também ser outro elemento de motivação para o referidos professores. Eduard Airbar, da Universitat Oberta de Catalunya fez um estudo que incluía 52 experiências de ensino (teaching experiencies) em Universidades de todo o Mundo, onde os professores usaram a Wikipédia nas suas tarefas e envolvendo os alunos na edição na Wikipédia. O referido estudo mostrou um grau de confiança no computo geral de 95%.

A universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou também um Seminário para debater o uso da Wikipédia como ferramenta de ensino. .

Movimentos impulsionados pela Web[editar | editar código-fonte]

O surgimento de iniciativas como o OpenCourseWare, protagonizadas por instituições de ensino, como o MIT(Massachusetts Institute of Tecnology), vieram mostrar que se pode catalogar e distribuir conteúdos educativos online, relevantes e credíveis, de forma aberta sem custos para quem deles necessite, mas ao abrigo de algum tipo licenciamento (normalmente algum nível do licenciamento Creative Commons)

As características verificadas na Wikipédia coadunam-se com os princípios de um REA (Recurso Educacional Aberto ) e os seus conteúdos, quer que sejam educacionais (ou não), encontram-se disponíveis para consulta, uso e adaptação por uma comunidade de utilizadores e para fins não comerciais. Esses recursos podem ser, objetos de aprendizagem (learning Objects), materiais de apoio às aulas, livros, simulações, experiências e demonstrações e guias dos professores os quais podem ser utilizados numa escala global, tratando-se assim, de um fenómeno sem precedentes.

A importância da Wikipédia como REA e do OpenCourseWare (OCW), complementando estes conceitos, que estimularam outras iniciativas e o aparecimento de outras organizações com princípios e objetivos similares, com o uso que a Wikipédia pode dar como ferramenta no ensino universitário

A disponibilização e o acesso a grande quantidade de recursos educativos abertos, materiais de cursos, guias de estudo, coleção de exercícios, tudo de uma forma gratuita, deve-se essencialmente à Internet (WEB 2.0) e a iniciativas como o OpenCourseWare (OCW) do Massachusetts Institute of Technology que surgiu em 2001 e que evoluiu para o movimento conhecido como: Open Educational Resources [5] [e mais tarde também o aparecimento dos REA´s em 2002].A Wikipedia representa precisamente a junção destas duas correntes: A existência de um repositório aberto gigantesco de conhecimento e informação de livre acesso e gratuito e uma plataforma virtual que facilita a colaboração e a construção coletiva do conhecimento que tem a sua origem em projetos de software livre.

A Wikipédia além de ser uma ferramenta de pesquisa amplamente utilizada pelos milhões de utilizadores/colaboradores, tem também influenciado outras organizações a seguir a missão que esteve na base do seu aparecimento.

35 investigadores europeus estão a desenvolver um projecto com uma duração de 4 anos, financiado pela União Europeia que consiste num género de Wikipedia para as máquinas chamada RoboEarth.

Básicamente, o RoboEarth será uma base de dados global, onde os robôs podem enviar e receber informação de forma a conseguirem completar as tarefas que lhes forem atribuídas.

O RoboEarth[6] pode ser usado em várias áreas, que variarão de acordo com a área da robótica do investigador e isso pode, à prior levar-nos a pensar na dificuldade da integração da informação proveniente dos diferentes sistemas, no entanto, com o RoboEarth, a informação que um robô apreende acerca do mundo pode ser encontrada e usada por outro. Neste sentido, Markus Waibel, um dos cientistas envolvido no projecto, disse que O equivalente humano seria a Wikipédia,. “A Wikipédia é algo que os humanos usam para partilhar conhecimento, algo que cada pessoa pode editar, melhorar e à qual pode aceder

Neste sentido, o título do trabalho da Ana será reforçado, pois na verdade, haverá uma Uma enciclopédia de todos e para todos (humanos) e de todos os Robots para todos os Robots.

Da WEB 1.0 à WEB 7.0[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

A evolução tecnológica tem contribuído de uma forma bastante rápida para uma transformação crescente e constante na propagação da informação e consequentemente, também responsável por outras tecnologias subjacentes e bastante importantes, como por exemplo a Internet e a WEB, elementos modificadores do acesso, da forma e da partilha da informação, entre muitos e para muitos.

Web 1.0 à Web 7.0[editar | editar código-fonte]

Hoje em dia, qualquer informação pode ser obtida através da Internet, mas nem sempre, isso foi possível da forma que é hoje. Antes os dados estavam isolados como ilhas de informação e a primeira tentativa de os organizar e disponibilizar ao “mundo”, foi através da implementação de um acesso unidirecional. A informação era meramente informativa, era o aparecimento da WEB 1.0.

A WEB 2.0 surgiu mais tarde, por volta de 2000, era bi-direcional, ou seja, era uma Internet colaborativa, permitia aos utilizadores interagir e colaborar uns com os outros como criadores e consumidores de conteúdos numa comunidade virtual. Aparece os sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS). Com esta mudança significativa da passagem do uso dos Hiperlinks para o conteúdo dinâmico, surgiram as comunidades , serviços e aplicações na web, serviços de rede sociais, serviços de hospedagem de vídeos, blogs, e sobretudo wikis entre outras tecnologias.

Depois apareceu a WEB 3.0[7], que é uma rede que tem por base o trabalho com metadados semânticos que permite usar de uma forma mais inteligente o conhecimento já disponível, através de “agentes inteligentes” sem intervenção humana, também designada: Web semântica.

“A Web semântica interliga significados de palavras e, neste âmbito, tem como finalidade conseguir atribuir um significado aos conteúdos publicados na Internet de modo que seja percetível tanto pelo humano como pelo computador.”

Atingir esta fase, era o sonho do criador da WEB, Tim Berners Lee, que numa palestra do

No que respeita à WEB 4.0[8] pretende tornar a web ainda mais “inteligente” utilizando recursos de Inteligência Artificial. De acordo com David Santos, “será como um gigantesco sistema operativo inteligente e dinâmico, que irá suportar as iterações dos indivíduos utilizando dados disponíveis, instantâneos ou históricos, para propor ou suportar tomadas de decisão, contudo trará também problemas do tipo de: Invasão de Privacidade; Controle; Dependência e Sobrecarga.”

A WEB 5.0[9] será acerca de interação emocional entre humanos e computadores. “Será de cerca de uma WEB interligada que se comunica com os humanos como nós nos comunicamos uns com os outros (como um assistente pessoal)

É de referir que já existem antevisões de como poderá vir a ser o futuro da WEB 6.0 Uma antecipação visionária apresentada por José Balbuena da Universidade Fermin Toro,Venezuela refere que será uma rede sensorial e que lidará com sensações e a WEB 7.0, será uma rede emotiva que lidará com emoções.

Referências

  1. «Wikipédia» 
  2. <Projecto Wikipédia > Lih, 2009; Wikipédia, 2012 apud PESTANA, Filomena. A Wikipédia como recurso educacional aberto : conceções e práticas de estudantes e professores no ensino superior online. Lisboa
  3. «Alexa». www.alexa.com. Consultado em 27 de janeiro de 2016 
  4. T., Simonite. «The Decline of Wikipedia - October 22, 2013». MIT Technology Review. Consultado em 27 de janeiro de 2016 
  5. Filipe, 2016.01.27 em http://elearning.uab.pt/mod/forum/discuss.php?d=238859
  6. «RoboEarth». Consultado em 20 de janeiro de 2016 
  7. «Web semântica - WEB 3.0». Consultado em 14 de janeiro de 2016 
  8. «web-4-0-futuro-ou-realidade - WEB 4.0». Consultado em 14 de janeiro de 2016 
  9. «Ted Tecnologia,Entretenimento e Design - WEB 5.0». Consultado em 14 de janeiro de 2016