Usuário(a):Dvpita/Libro de Josué

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dvpita/Libro de Josué
Série Libros Históricos
Cronologia
Deuteronomio
Jueces
Josué, representado entre o sol e a lua num fresco da Sinagoga de Dura Europos, 244-256 d.C.[1]

O Livro de Josué (em em hebraico: ספר יהושע, em hebraico: ספר יהושע, Sefer Yehoshúa) é o primeiro livro dos Nevi'im —segunda das asdasdasd-se localizado entre o Deuteronomio (último livro do Pentateuco), que termina com a morte de Moisés muito próximo de Canaán e o Livro dos Juízes.

O livro narra a asdasdadsasdasd Toma seu nome a partir do homem que sucedeu a Moisés como líder das tribos hebréias.

Junto com o Deuteronomio, Juízes, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis asdasdasde começou a escrever para o 550 a. C. durante o exílio babilónico.

O livro começa com uma breve introdução em onde Josué é designado por Yahvé como sucessor de Moiasdasdasd valor na batalha contra os Amalecitas, (Éxodo) e no livro Números é um dos homens enviados por Moisés a explorar a terra de Canaán. (Números)

O livro narra detalhadamente uma série de vitórias na Tasdasdasdsasdometida ([[:s:Tradução Brasileira da Bíblia/Jos/Erro: tempo inválido#2-12:Josué|Jos 2-12:Josué]]), envolvendo a Jericó e Ai, estendendo-se depois para o sul e para o norte.

Posteriormente, a partilha que seu protagonista efectua entradsasdasdadlguns apêndices que dão conta da Assembleia de Siquem e das disposições de [[:s:Tradução Brasileira da Bíblia/Jos/Erro: tempo inválido#13-21:Josué|Jos 13-21:Josué]].

Por últimadasdasdasdvo de Josué e sua morte. ([[:s:Tradução Brasileira da Bíblia/Jos/Erro: tempo inválido#22-24:Josué|Jos 22-24:Josué]])[2]

Un simple vistazo al conjunto del libro nos hace ver que consadasdasdasdstados (caps. 13-21) y la unidad de Israel fundada en la fe (caps. 22-24).

O Livro de Joasdasdasdasdas leis, Josué é o livro onde se relatam as realizações, no que Yahveh se #evidência fiel a suas promessas, as que cumpre acabadamente quando o povo judeu o obedece com docilidad.

Referências

  1. Jewish Art, ed. Cecil Roth, Tel Aviv: Massadah Press, 1961, cols. 203-204: "Joshua".
  2. Thomas Römer (éd.), Jean-Daniel Macchi (éd.) et Christophe Nihan (éd.), Introduction à l'Ancien Testament, Labor et Fides, 2009, p=332-334, (en francés).

[[Categoria:Neviim]] [[Categoria:Livros do Antigo Testamento]] [[Categoria:Livros da Bíblia]]