Usuário(a):Vinickw/Testes2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma página de testes de Vinickw, uma subpágina da principal. Serve como um local de testes e espaço de desenvolvimento, desta feita não é um artigo enciclopédico. Para uma página de testes sua, crie uma aqui.

Atualmente, esta página é um trabalho referente ao artigo Idol (canção de Yoasobi), em que se está traduzindo o artigo en:Idol (Yoasobi song). Outras páginas de teste:

"Idol"
Ai Hoshino, mostrando as costas, em pé no palco, levantando o braço direito e enfrentando os holofotes e seus fãs, apresentando o título da música e o nome do artista em magenta.
Vinickw/Testes2
Single de Yoasobi
do EP The Book 3
Lançamento 12 de abril de 2023 (2023-04-12)
Gravação Sony Japan
Gênero(s)
Duração 3:33
Idioma(s) Japonês
Letra Ayase
Produção Ayase
Cronologia de singles de Yoasobi
"Seventeen"
(2023)
"Yūsha"
(2023)
Vídeo musical
"Idol" no YouTube
Versão em inglês no YouTube

"Idol" (アイドル Aidoru?) é uma canção do duo japonês Yoasobi, presente em seu terceiro EP, The Book 3 (2023). Foi lançada como single em 12 de abril de 2023 pela Sony Music Entertainment Japan, servindo como tema de abertura da série de anime japonesa Oshi no Ko (2023). Escrita por Ayase e baseada na história curta de Aka Akasaka intitulada 45510, "Idol" é uma combinação de pop de ídolo, hip hop, rock e música de jogos eletrônicos, retratando a natureza dupla de uma estrela na indústria de ídolos japonesa a partir das perspectivas da personagem Ai Hoshino do anime, seus fãs, os membros do grupo B-Komachi e ela mesma.

A música foi elogiada por críticos de música pela sua representação "perfeita" de Ai Hoshino, tendo sido um sucesso comercial expressivo ao liderar as paradas Oricon Combined Singles Chart e Billboard Japan Hot 100, sendo a segunda música após "Yoru ni Kakeru", que permaneceu por 22 semanas consecutivas, sendo a música número um com o maior tempo de permanência na história da parada e a música número um do final do ano de 2023. Quebrou o recorde de música mais rápida a alcançar 500 milhões de streams no Japão em 39 semanas e a obter certificação de streaming de diamante pela Associação da Indústria de Gravação do Japão em cerca de apenas dez meses. Como a música de maior sucesso mundial de Yoasobi até o momento, "Idol" foi marcada como a posição mais alta por um artista japonês, atingindo o número sete, na Billboard Global 200, e a primeira música em japonês a liderar a Global Excl. US, além de ser a décima nona música mais vendida globalmente em 2023, conforme a Federação Internacional da Indústria Fonográfica.

Naoya Nakayama dirigiu o vídeo musical animado que acompanha a música, que estreou em 13 de abril de 2023, e ultrapassou 100 milhões de visualizações em cerca de um mês, sendo o mais rápido entre os artistas japoneses. "Idol" ganhou o prêmio de Música do Ano e Melhor Vídeo de Animação no MTV Video Music Awards Japan de 2023, Melhor Música de Anime no 8.º Crunchyroll Anime Awards e Música do Ano tanto em download quanto em streaming no 38.º Japan Gold Disc Award. Após inúmeras apresentações domésticas e no exterior, a primeira apresentação televisiva japonesa de "Idol" ocorreu no 74.º NHK Kōhaku Uta Gassen, apresentando grupos de ídolos japoneses e coreanos, além de ex-ídolos, entre outros.

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

45510[editar | editar código-fonte]

Um teclado de telefone com caracteres latinos e japoneses, sendo que o segundo refere ao título de 45510.

A fonte de "Idol" é 45510, uma história curta do escritor de Oshi no Ko, Aka Akasaka. O título se refere às iniciais das fundadoras do grupo de ídolos fictício do mangá B-Komachi — Takamine, Nino, Ai e Watanabe — ao digitar em um teclado telefônico. Cada número corresponde quando inserido como kana: "ta" (?) como "4", "ni" (?) como "55", "a" (?) como "1" e "wa" (?) como "0".[1] A história foi publicada pela primeira vez no site da Weekly Young Jump em 13 de abril, pouco depois da estreia televisiva do primeiro episódio do anime,[2] antes de ser incluída como um livreto de pôster nos lançamentos físicos do single.[3][4]

A história retrata os pontos de vista de um dos membros fundadores não identificados de B-Komachi, que encontrou a ex-colega de grupo e rosto do grupo, Ai Hoshino, em uma transmissão ao vivo 16 anos após sua morte. O vídeo mostrava Hoshino conversando com seus fãs, fazendo com que a narradora lembrasse e sentisse ciúmes de Hoshino. Após o vídeo parar e não conseguir encontrar mais, a ex-membro tentou fazer login no blog do B-Komachi, operado pelos quatro membros fundadores, cuja senha é "45510", e encontrou postagens inéditas de Hoshino escritas sobre seus sentimentos ruins, desejando ser como era no passado. A ex-membro decidiu deletar as postagens porque não queria mostrar o lado fraco de Hoshino para todos. Apesar de não gostar de Hoshino, a protagonista também respeitava Hoshino como uma "ídolo perfeita e definitiva".[1]

Notas e referências

Notas

Referências

  1. a b Aoki, Keisuke (26 de maio de 2023). 【推しの子】「45510」の意味を考察! アイの秘密をOPのパスワードと小説から読み解く. Ciatr (em japonês). Consultado em 4 de junho de 2023 
  2. «YOASOBIが歌うTVアニメ「【推しの子】」オープニング主題歌「アイドル」が4月12日より配信開始 赤坂アカ氏書き下ろしの楽曲原作小説「45510」も公開». Game Watch (em japonês). 12 de abril de 2023. Consultado em 12 de abril de 2023 
  3. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome cdsingle
  4. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome 7inch

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Vinickw/Testes2