Usuário(a):2ªA Cecília Pereira 2021/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • Trajetória da Professora Cecília Pereira, que dá nome a Escola Estadual.

Cecília Pereira nasceu em 06 de março de 1939, filha única do casal Duarte Pereira e Júlia Kasteletz Pereira. Com 6 anos de idade passou a residir, com a família, na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo.

Fez o curso primário na escola pública de nome “Grupo Escolar Orozimbo Maia” e os cursos Ginasial e Normal, foram realizados em escola particular na “Escola Normal Cesário Motta”, todas em Campinas.

Formou-se em Pedagogia pela “Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Organização Mogiana de Educação e Cultura”, da cidade de Mogi das Cruzes (turma de 1970).

A trajetória do seu trabalho na educação foi diversificada, como segue: - De 1968 até 1971, data de sua morte lecionou no “Grupo Escolar Profª Geny Rodrigues”, em Campinas, onde exerceu as suas funções com zelo e dedicação, inclusive no dia de sua morte, pois trabalhou até às 16h30 e faleceu às 19h30.

Na noite de 04 de outubro de 1971, quando se dirigia à Faculdade de Itu, a fim de aprimorar os seus conhecimentos para melhor dedicar-se às crianças campineiras, dentro da nova dinâmica da educação, faleceu, juntamente com alguns colegas, vítima de trágico acidente automobilístico, próximo à cidade de Salto. Salvo melhor juízo, configurou-se, nesse instante, a posição de uma mártir; uma mártir da educação. Seus restos mortais repousam no Cemitério da Saudade, em Campinas, terra que ela tanto amou e adotou como sua, tendo tudo ofertado a ela, inclusive seu bem mais precioso: sua VIDA EXEMPLAR.