Usuário(a):ABatata (WMB)/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



rigth


Boletim mensal | Novembro - quarta edição

Terceiro encontro calibra

No dia 26 de novembro aconteceu o terceiro encontro estratégico da comunidade wikimedista brasileira, facilitado pela equipe do calibra que teve a diversidade como tema central.O encontro contou com a participação de 11 wikimedistas interessados em discutir a temática, que tem sido um dos grandes tópicos de discussão do Movimento Wikimedia.

Iniciamos o encontro com uma atividade quebra-gelo, perguntando aos participantes: “qual superpoder você gostaria de ter?”; “qual música não sai da sua cabeça ?”; “qual comida você escolheria consumir pelo resto da vida?”. Essas questões, cujas respostas foram inseridas pelos participantes na ferramenta Google Jamboard serviram para que, desde o começo da atividade, tivéssemos em perspectiva como a diversidade pode ser tratada a partir de diferentes pontos de vista.

Em seguida, tivemos apresentações das wikimedistas Diana S. Souza e Andi Inácio que trouxeram importantes contribuições para refletirmos sobre os desafios para fomentarmos e garantirmos a diversidade no Movimento Wikimedia. Após uma rodada de perguntas, iniciamos a atividade prática estruturada em 4 questões fundamentais para discutirmos a diversidade no Movimento:

  • Quais são as principais barreiras para a diversidade no Movimento Wikimedia?
  • Que medidas concretas ajudariam a superar essas barreiras?
  • Uma vez adotadas estas medidas, como garantir equidade?
  • Quais destas medidas poderiam ser incorporadas às iniciativas educativas e as GLAMs-Wiki?

As questões foram respondidas pelos participantes no Google Jamboard e discutidas com o grupo.

Para os participantes, as barreiras para a diversidade de pessoas e de conteúdos e conhecimento no Movimento Wikimedia estão intrinsecamente relacionadas à questões como o machismo, o racismo e as diferentes formas de desigualdade, bem como às estruturas hostis à presença e protagonismo de pessoas e conteúdos associados às comunidades sub-representadas. Estas questões são preocupações que estão no cerne das recomendações 1 e 3 da Estratégia do Movimento, que buscam respectivamente aumentar a sustentabilidade do Movimento Wikimedia e oferecer segurança e inclusão.

A criação de redes e de parcerias com coletivos ou grupos já estabelecidos off-wiki para realização de ações de construção e difusão de conhecimento foi uma das medidas concretas apontadas pelos participantes. Nesse contexto, além das recomendações destacadas anteriormente, a de número 2, melhorar a experiência do usuário, dialoga com as medidas concretas a serem adotadas para superar as barreiras para a diversidade e garantir a equidade. Esta recomendação busca fomentar iniciativas que tornem a plataforma mais amigável e inclusiva, possibilitando que qualquer pessoa, independentemente de gênero, cultura, conhecimento tecnológico ou capacidades, se integrem aos projetos, acessem informações e contribuam com o conhecimento livre.

Este debate também toca centralmente a equidade no conhecimento, parte da direção estratégica do Movimento Wikimedia, no sentido em que ficou estabelecido não ser suficiente apenas buscar a diversidade. Além disso, é preciso garantir que cada um tenha acesso aos recursos que precisa para obter um nível satisfatório de realização.

Os encontros realizados com a equipe calibra durante os meses de setembro, outubro e novembro discutiram temáticas apontadas pela comunidade como as de maior interesse. Discutimos os desafios e oportunidades identificados em nossa comunidade e buscamos conectá-los às recomendações e iniciativas da Estratégia do Movimento, uma vez que projetos desenvolvidos em conexão com a Estratégia do Movimento, além de colaborar com o futuro do movimento Wikimedia, poderão buscar o auxílio dos Grants de Estratégia.


Sua participação tem sido fundamental para nos ajudar a pensar um programa de capacitação para lideranças brasileiras. Em breve teremos novidades!

Caso queira receber nossas comunicações em sua página de usuário, se inscreva aqui ou deixe um recado na página de discussão do calibra.


Boletim mensal | Outubro - terceira edição

Segundo encontro calibra

As iniciativas GLAM-Wiki foi o assunto discutido no segundo encontro da equipe do calibra com a comunidade wikimedista, que aconteceu de forma remota no dia 29 de outubro.

Iniciamos o encontro com uma atividade de integração, onde cada participante compartilhou a culinária, as gírias, os memes e ditados populares de sua região através da ferramenta Google Jamboard. Ao se apresentarem, os participantes foram convidados a comentar o que haviam compartilhado.

Em seguida, Sandra Soster, gerente de GLAM e cultura do WMB, fez uma apresentação sobre o contexto das iniciativas GLAM-Wiki no Brasil e as fases para sua implementação. Após uma rodada de perguntas iniciamos as atividades práticas que se estruturaram a partir de 3 questões fundamentais para analisar as especificidades da implementação de iniciativas GLAM no contexto local dos participantes:

  • Quais os acervos localizados em sua região são interessantes e deveriam ser divulgados através de uma parceria GLAM?
  • Quais os desafios para implementar as parcerias GLAM-Wiki na sua região?
  • Quais recursos ajudariam a superar os desafios para implementar iniciativas GLAMs na sua região?

Estas questões foram respondidas por todos os participantes também através da ferramenta Google Jamboard e discutidas com o grupo.

Os conhecimentos relacionados ao estabelecimento de parcerias GLAM, às licenças livres e à digitalização de acervos foram apontados pelos participantes como o desafio inicial para contatar as instituições culturais. Já a continuidade e a conclusão do processo dependeria de recursos financeiros humanos, principalmente pessoas com conhecimento especializado (tecnologia, arquivologia, museologia). Os participantes também salientaram a necessidade de construirmos, de forma colaborativa, materiais didáticos que orientem os interessados em implementar iniciativas GLAM.

Apoiar e investir nas demandas dos grupos e voluntários, considerando seus contextos locais, sejam elas de conhecimento ou de recursos financeiros, é uma preocupação relacionada à recomendação 1 da Estratégia do Movimento, que busca aumentar a sustentabilidade do Movimento Wikimedia. Esta recomendação se fundamenta no fato de que o Movimento Wikimedia é constituído por pessoas e grupos, em sua maioria voluntários ou parceiros, localizados em diferentes partes do mundo, com realidades socioeconômicas e culturais peculiares que devem ser consideradas.

Outra recomendação estratégica contemplada pelas discussões é a de número 5, coordenar as partes interessadas. Iniciativas GLAM são parcerias entre wikimedistas e instituições que geralmente não têm conhecimento sobre o movimento Wikimedia e suas especificidades. Por conta disso, muitas instituições apresentam receio em relação às licenças Creative Commons e os retornos que a abertura do acervo traria. Estes pontos de discussão, finalmente, também situam os desafios debatidos no contexto da busca por aumentar a sustentabilidade do movimento Wikimedia, mais especificamente a partir do aumento da conscientização sobre ele. A conexão entre as discussões nos encontros mensais e as recomendações e iniciativas da Estratégia do Movimento buscam desenvolver uma compreensão comum das oportunidades que a Estratégia oferece para o desenvolvimento e implementação de projetos na nossa comunidade. Projetos desenvolvidos em conexão com a Estratégia do Movimento, além de colaborar com o futuro do movimento Wikimedia, poderão buscar o auxílio dos Grants de Estratégia, uma boa oportunidade de recursos para sua implementação. Participe do último encontro estratégicos organizado pelo calibra no ano de 2022:

  • 26 de novembro (14:00 - 15:30) - Diversidade nos projetos Wikimedia.


Como dizem os gaúchos: "O cavalo só passa encilhado uma vez”.

Marque em sua agenda!

Sua participação é fundamental e muito bem-vinda!

Caso queira receber nossas comunicações em sua página de usuário, se inscreva aqui ou deixe um recado na página de discussão do calibra.




Olá! Estamos aqui para convidá-lo para o segundo encontro calibra.

No primeiro encontro, ocorrido em setembro, os participantes apontaram seus interesses, motivações e desafios para estabelecerem parcerias com instituições de ensino. Tais informações contribuirão para a definição de conteúdos e metodologias mais adequados a um programa de capacitação que suporte e apoie os interesses de uma comunidade tão diversa regionalmente como a nossa.

No dia 29 de outubro às 14 horas será a vez de discutirmos as iniciativas GLAM-Wiki, outro tema identificado como de interesse da comunidade no questionário aplicado durante a Wikicon Brasil 2022. Será um encontro breve (1 hora e 30 minutos) com atividades práticas que dialogam com os interesses, motivações e desafios de contribuir para a implementação e consolidação de iniciativas GLAM-Wiki e sua relação com prioridades estratégicas para comunidade brasileira.

Programação:

  • 14:00 às 14:10: Boas-vindas
  • 14:10 às 14:25: Iniciativas GLAM-Wiki no Brasil: as  fases de uma parceria - Sandra Soster (WMB)
  • 14:25 às 15:10:  Atividade no Google jamboard
  • 15:10 às 15:30: Discussão aberta

Para tornar nosso encontro mais agradável, providenciaremos um vale-alimentação às pessoas presentes.

Caso precise de ajuda para garantir o acesso a equipamentos e à internet, entre em contato conosco.

Se interessou? Então se inscreva aqui e participe com a gente!

Nos vemos lá!

Abraços,

Adriane Batata e Lucas Piantá

Agradecimento e relatório visual do calibra

Olá!

Nós do calibra agradecemos a você que colaborou conosco durante a Wikicon Brasil 2022, seja respondendo ao questionário, participando da capacitação ou da discussão estratégica.

As trocas possibilitadas por estas atividades nos ajudaram a avançar na solução de diversas questões importantes para a efetivação dos nossos objetivos.  Recolhemos dados relativos às diferentes formas de liderança no movimento Wikimedia, a diversidade de interesses da comunidade brasileira e suas possibilidades de atuação no contexto da implementação da Estratégia do Movimento. Também tivemos aprendizados importantes, como a possibilidade de dar atenção aos contextos regionais para a identificação e desenvolvimento dos potenciais da nossa comunidade.

Compartilhamos aqui uma apresentação que resume os resultados obtidos nestas atividades e faz uma breve apresentação sobre o calibra, seus objetivos e perspectivas de futuro.

Nas próximas semanas, continuaremos o diálogo iniciado na WikiCon Brasil 2022 e esperamos contar com a sua participação nos encontros e discussões que conduziremos, entre os meses de agosto e dezembro. Estes encontros têm como objetivo desenvolvermos atividades práticas que contribuam para a consolidação de discussões estratégicas na nossa comunidade, tendo em vista  auxiliar na identificação dos nossos potenciais, desafios, interesses, motivações e suas conexões com a Estratégia do Movimento diante das oportunidades de recursos e implementação que ela nos oferece.

Estamos disponíveis para quaisquer dúvidas, sugestões e trocas que possam aparecer.

Muito obrigada.

Abraços,

Adriane Batata e Lucas Piantá