Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ana Beatriz Alves de Araujo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Casa Nem[editar | editar código-fonte]

A Casa Nem é uma espaço de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, com foco no acolhimento de transexuais e transgeneres. A casa fica localizada na cidade do Rio de Janeiro. Como uma organização não governamental e sem fins lucrativos, a Casa produz eventos para arrecadar dinheiro e conta com a doação de colaboradores para manter a Organização em funcionamento. Atualmente, após várias mudanças de endereço, moradias provisórias e várias ordens de despejo (inclusiva a mais recente sendo em meio a pandemia), a CasaNem conseguiu, por mediação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, da Superintendência de Políticas LGBT do governo estadual e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, uma nova sede fixa, localizada no bairro do Flamengo, zona Sul do Rio de Janeiro.

Criação[editar | editar código-fonte]

A Casa Nem surgiu em 2016, com um projeto inicial chamado preparaNEM idealizado pela ativista e defensora dos direitos humanos Indianare Siqueira, que tinha como primeiro objetivo inserir a população LGBTQIA+ nas esferas universitárias.O preparaNEM foi criado para preparar a comunidade LGBT para o exame nacional do ensino médio (ENEM) e para exames pré-vestibular. Porém, no decorrer do projeto, percebeu-se que muitxs dxs alunxs estavam em situação de vulnerabilidade, morando em abrigos com condições precárias e muitas vezes sendo violentadxs pela própria família, por assumirem suas identidades e sexualidade. Assim, Indianare encontrou a necessidade de criar uma casa para acolher e oferecer condições mínimas de vida para essa população e, assim, foi fundada a Casa Nem.

Organização[editar | editar código-fonte]

A Organização CasaNem, busca empoderar e resgatar a autoestima da população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade, em especial travestis e trangeneres. A casa além de acolher e oferecer moradia para a população vulnerável, oferece também diversos cursos, oficinas, debates, festas e shows, que englobam não só os moradores da casa, mas a comunidade como um todo. O intuito é promover a autoestima da comunidade com projetos focados na autonomia e na cultura. Projetos como o cozinhaNem e o costuraNem, mostram o empenho da organização em tentar incitar a real autonomia da comunidade, preparando-os para o mercado de trabalho.

Referências[editar | editar código-fonte]

https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/41965371/do1-2018-09-24-resolucao-conjunta-n-1-de-21-de-setembro-de-2018-41965115. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8742compilado.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%208.742%2C%20DE%207%20DE%20DEZEMBRO%20DE%201993.&text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20organiza%C3%A7%C3%A3o%20da%20Assist%C3%AAncia%20Social%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias.

https://www.portalr3.com.br/2020/07/casa-nem-busca-solucao-para-manter-acolhimento-a-lgbtis-vulneraveis/.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2020-09/lar-de-acolhimento-para-lgbtis-casa-nem-conquista-nova-sede.

https://ponte.org/em-meio-a-idas-e-nao-vindas-a-casa-nem-encontra-sua-casa

https://observatoriog.bol.uol.com.br/noticias/apos-cinco-anos-casa-nem-ganha-endereco-definitivo