Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ana Carolina Prestes Garcia/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

hamburguer vegetariano

       O hambúrguer vegetariano é visualmente semelhante ao hambúrguer comum, porém não leva em sua composição nenhum tipo de carne. Diferentemente do hambúrguer vegano, o vegetariano pode ter em seus ingredientes derivados de animais como ovo e leite. Normalmente é servido entre duas fatias de pão bem como o hambúrguer tradicional, formando um sanduíche. 

A carne pode ser substituída por carne de soja, grãos (como lentilha, grão de bico, feijão), legumes (como abobrinha), raízes (como cenoura e beterraba) e/ou cogumelos. O preparo pode ser feito das mais diversas formas como grelhar, fritar ou assar. Geralmente possui o formato de um disco. As receitas podem ser facilmente encontradas na internet e também executadas em casa, não exigindo nenhum produto difícil de ser encontrado. Em São Paulo há lanchonetes que oferecem esse sanduíche no menu, com os mais diferentes preços e sabores.

  • HISTORIA

A mistura que substitui a carne, que é a principal característica do hambúrguer vegetariano, existe na Euro-ásia há milênios, como na receita do kofta indiano (uma espécie de bolinho de legumes frito, bastante semelhante ao hambúrguer vegetariano ocidental e contemporâneo). O hambúrguer vegetariano do jeito que conhecemos foi criado em 1982 por Gregory Sams em Londres, na Inglaterra e se chamava vegeburger. Os componentes da mistura empanada que substituiu a carne era carne de glúten (seitan), feijão azuki, flocos de aveia e aromatizantes como tamari. Gregory e o seu irmão Craig eram vegetarianos e tentavam dar mais opções para quem não comia carne como eles. Na época esse tipo de dieta era restrito as hippies, e a dificuldade para achar restaurantes com opções era mais difícil. Assim o SEED, um restaurante macrobiótico, foi criado na década de 60 e contava até mesmo com a presença de Yoko Ono e John Lennon (o que ajudou a popularizar o restaurante e a dieta macrobiótica). O vegeburger foi uma criação para ser uma alternativa mais barata, já que os produtos de uma dieta vegetariana tendem a ser mais caros do que os “tradicionais”. Então ele criou uma receita para ser vendida em supermercados, em que o hambúrguer como o do SEED era reidratado, modelado em discos e frito. O sucesso foi grande. Em seguida ele conseguiu fazer outra fórmula que era vendida congelada. Desse modo, o vegeburger popularizou a dieta vegetariana, principalmente nos Estados Unidos e Inglaterra.

  • RESTAURANTES

Na índia, que é um dos berços da culinária vegetariana, redes fastfoods como McDonnald’s, KFC e Burgerking tem em seu menu opções vegetarianas. Já em outros países essa opção não é tão comum, mas desde o começo do século XXI já há mais lugares que contam com esse item e a tendência é que esse número aumente. Aqui no Brasil podemos citar o The Fiftties, America, Squat, HollyBurguer, General Prime Burger, Burger King (primeira rede de fastfood no Brasil ao lançar veggieburger, 01/10/16), entre outros vários restaurantes e principalmente hamburguerias.


REFERÊNCIAS: [1] [2] [3] [4] [5] [6]