Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ana Karla Dubiela/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ana Karla Dubiela é escritora e jornalista, especialista em Estudos Literários e Culturais (UFC), Mestre em Literatura Brasileira (UFC) e Doutora em Literatura Comparada (UFF/RJ). Autora dos livros A traição das elegantes pelos pobres homens ricos - uma leitura da crítica social em Rubem Braga (Edufes, 2007); Um coração postiço - a formação da crônica de Rubem Braga (CCBNB, 2010) e As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin - flanando entre Rio, Cachoeiro e Paris (Lumiar, 2017). Coautora de Para Belchior com amor (Miragem, 2016), As mães de Chico Xavier (Intervidas, 2011) e Rubem Braga,o poeta da crônica (Fundação Almada, 2012).

Ana Karla Dubiela graduou-se em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1986.

Desde o fim da graduação, focou sua carreira no jornalismo impresso. Trabalhou como repórter da Editoria d e Economia no Jornal O Povo, quando receber duas vezes o prêmio de "Melhor Reportagem do Mês", promovido pelo jornal. Integrou a equipe que ganhou o Prêmio Esso pelo caderno "Patativa voou" (morte do poeta cearense Patativa do Assaré), na editoria Vida & Arte, do mesmo jornal. Trabalhou 10 anos como editora, editora-chefe, chefe de reportagem e chefe de redação nas emissoras: TV Manchete (Fortaleza e Londrina/Pr), TV Verdes Mares-Fortaleza e TV Ceará. Como chefe de reportagem, pautou a matéria "Fortaleza de contrastes", vencedora do Prêmio Betinho de Jornalismo, na categoria Telejornalismo.

No serviço público, foi assessora de comunicação da Secretaria de Planejamento do Ceará, Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Secretaria de Cultura de Fortaleza, Secretaria de Educação de Fortaleza.Foi assessora de comunicação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Organização Social), em Fortaleza, e das ongs Vida Brasil, Ceará Periferia e Adelco.

Atua como escritora, organizadora, editora de livros, palestrante em eventos e cursos da área de literatura, como a mesa redonda sobre o cronista Rubem Braga da Fundação Casa de Rubem Braga no Rio de Janeiro, em 2013; debate do Dia Nacional do Livro, na Câmara Federal, em Brasília, que abordou o tema centenário de Rubem Braga e Vinícius de Moraes (do qual participou também o professor da UFRJ, Eucanaã Ferraz), em 2013; do evento "Quem faz 100 anos ou mais", na Universidade Federal de Santa Catarina, em 2013; de duas edições da Bienal da Crônica, em Cachoeiro de Itapemirim (2005 e 2007); conferencista da reinauguração do Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro de Itapemirim, em 2013.

Em 2007, publicou seu primeiro livro sobre o mestre da crônica, Rubem Braga, pela editora da Universidade Federal do Espírito Santo: A traição das elegantes pelos pobres homens ricos - uma leitura da crítica social em Rubem Braga, fruto de sua monografia de especialização (prefácio de Affonso Romano de Sant'Anna e orelhas do biógrafo e Prêmio Jabuti/Biografia, Marco Antonio de Carvalho). Em 2010, venceu o edital do Centro Cultural Banco do Nordeste, através do qual publicou Um coração postiço - a formação da crônica de Rubem Braga. Em 2016, publicou sua primeira biografia: Pedro Freitas, a vitória do trabalho, pela editora Lumiar. Em 2017, publica, via Lei Rouanet, As cidades de Rubem Braga e W. Benjamin - flanando entre Rio, Cachoeiro e Paris (Lumiar), com apresentação da romancista da Cia das Letras, Ana Miranda, projeto gráfico de Gil Dicelli e ilustrações do artista plástico Mario Sanders, adaptação de sua tese de doutorado na UFF/RJ. É coautora dos livros As mães de Chico Xavier (Intervidas, 2011), Rubem Braga, o poeta da crônica (Fundação Almada) e Para Belchior com amor (Miragem, 2016).