Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Angélica de Santana Rocha/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CRAS volante

O trabalho volante realizado pelos CRAS se caracteriza pelo deslocamento de profissionais exclusivos para este serviço, ao longo do território referenciado, com a finalidade de levar informações como também realizar pré atendimentos assistenciais, a ser complementados na unidade de CRAS, com o intuito de facilitar o acesso da população aos serviços de assistência.


Justificativa para o trabalho volante


Esperar que todos os usuários procurassem o CRAS, em busca dos serviços por este administrados, tornou-se problemático na medida em que se notou a dispersão de famílias e indivíduos ao longo do território referenciado: comunidades rurais, grupos indígenas, quilombolas, calhas de rios, assentamentos, dentre outros, cujo acesso ao espaço físico dos CRAS era dificultado (ROCHA et al, 2014). Diante desta questão a União, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS- instituiu, no ano de 2009, através da Resolução nº 10 da Comissão Intergestores Tripartite – CIT - a expansão do financiamento para a proteção básica nos municípios, favorecendo a implantação do trabalho volante, a ser realizado pelos CRAS já atuantes, em municípios onde ocorre a dispersão da população. Trata-se de uma estratégia de enfrentamento à realidade socioterritorial observada, onde a dispersão de alguns grupos se torna empecilho para que os benefícios da assistência se efetivem enquanto realidade para estes.


Composição da equipe volante de um CRAS


Aos CRAS já atuantes se acrescentam profissionais exclusivos para o trabalho volante, a saber: 01 assistente social, 01 psicólogo e 02 técnicos de nível médio.


Função da equipe volante


À equipe volante cabe, além do acompanhamento às famílias já cadastradas através desta modalidade de trabalho, o papel de se deslocar em busca de novas famílias e/ou indivíduos ainda não cadastrados, levando informações quanto ao trabalho, política, programas e projetos gerenciados pelo CRAS. Para este trabalho deve ser disponibilizado um veículo exclusivo, devidamente identificado enquanto CRAS volante.


Referências

ROCHA, Angélica de Santana; RODRIGUES, Arnaldo Oliveira; LEITE, Marcos Esdras. CRAS volante enquanto estratégia de enfrentamento à questão social. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL. Curitiba, 2014. Anais eletrônicos do Colóquio Internacional Educação e Justiça Social. Curitiba, 2014. P.501-513. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/anais-coloquio-educacao-justica.pdf>. Acesso em: jul. 2015.