Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Anna Júlia de Souza e Silva/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cibaé Modojebádo (Rosa Bororo)

[editar | editar código-fonte]
Rosa Bororo
Nome completo Cibaé Modojebádo
Nascimento
Rondonópolis final do XIX.
Nacionalidade brasileira

Cibaé Modojebádo, seu nome de origem, foi uma indígena dos povos Bororos, nascida em Rondonópolis no final do XIX. Ela foi responsável por auxiliar no processo de "pacificação" dos indígenas Bororos que habitavam a região do Alto e Baixo Rio São Lourenço, no contexto da política indigenista imperial desenvolvida na Província de Mato Grosso entre os anos de 1845 e 1887. [1]

Cibaé Modojebádo foi aprisionada com suas duas filhas e trazida para Cuiabá no início dos anos de 1881 pelas expedições dos Bandeirantes que se embrenhavam em matas nos territórios da província mato-grossense. Tinham como objetivo a exploração dos territórios indígenas e a escravização destes povos.

Ao ser capturada e trazida para Cuiabá, Cibaé foi adotada pela família de Thomaz Antonio de Miranda e batizada por um missionário salesiano no ano de 1882 na paróquia Bom Jesus de Cuiabá recebendo o nome de Rosa, juntamente com suas filhas Rita e Rosália.

  1. ANPUH – XXII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, XXII., 2003, João Pessoa. CIBÁE MODOJEBÁDO – A ROSA BORORO E A “PACIFICAÇÃO” DOS BORORO COROADO (1845 - 1887) . [...]. Mato Grosso: [s. n.], 2003. Disponível em: https://www.eeh2014.anpuh-rs.org.br/resources/anais/anpuhnacional/S.22/ANPUH.S22.501.pdf. Acesso em: 27 jul. 2024.