Usuário(a):Archeron mb/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Puxada do Mastro[editar | editar código-fonte]

É a festa de São Sebastião, em Olivença (bairro do município), em que ocorre a famosa puxada do mastro, atualmente os ritos vão desde a escolha da árvore que será cortada, com canções do grupo de zabumbeiros (no segundo domingo de Janeiro) em que o mastro é puxado da mata até a praça Cláudio Magalhães, em frente a Igreja Nossa Senhora da escada, e no dia 20 de Janeiro (data comemorativa de São Sebastião) o mastro é erguido com a bandeira do Santo e se encerra com a queima do mastro nas festas juninas.

O que se sabe é que os “arrastos” ou “puxadas” originaram-se de uma das atividades econômicas da cidade para empregar os índios, que seria o transporte de madeira até o porto de embarque; o evento é um patrimônio cultural da permanência indígena em Olivença, sua origem data do século XVII e XIX onde a interferência dos Jesuítas foi transformando o ritual indígena em um ritual consagrado a São Sebastião. É uma das celebrações mais prestigiadas da cidade de Ilhéus que tem a Associação dos machadeiros de Olivença (AMAO) como grupo responsável por sua organização. O Ritual é realizado como uma espécie de oferenda pois acreditava-se que o caso o mastro não fosse substituído anualmente a fome a peste e a guerra recaíram sobre Olivença. Após o cortejo do mastro, novas mudas são plantadas em seu lugar, evidenciando a conscientização do patrimônio ambiental.[1]

Bloco dos mascarados[editar | editar código-fonte]

É um tradicional Bloco de rua presente no carnaval de Ilhéus, o desfile dos mascarados ocorre juntamente com o evento da Puxada do Mastro; no dia da folia, os homens saem mascarados e enfeitados pela cidade, tocando tambores, fazendo diversas brincadeiras.[2]

Dilazenze[editar | editar código-fonte]

Fachada do Dilazenze

O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze, nasceu dentro de um antigo terreiro de candomblé e acolhe muitos jovens negros do bairro da Conquista, em Ilhéus, desfila no carnaval da cidade, por meio de apresentações de danças inspiradas no Candomblé, apresentações de "palco" de músicas e cantos carnavalescos, aliados a diversos ritmos, com destaque para a cultura religiosa do Candomblé, Samba de Roda, Música Caribenha e outros tipos de música negra; incentivam os jovens da comunidade a participarem por meio de atividades culturais que tragam momentos de lazer. Além disso, os jovens têm a oportunidade de aprender a tocar instrumentos de percussão.

O Dilazenze oferece lazer para a comunidade e uma forma de trabalho comunitário para os jovens participantes, para que possam se aprimorar. Portanto, o principal objetivo do Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze é atribuir importância à herança cultural africana, eliminar a desigualdade social e garantir o respeito pelos direitos dos negros e permitir que as crianças negras tenha esperanças de um bom futuro.[3]

Esportes[editar | editar código-fonte]

Estádio Mário Pessoa

Ilhéus oferece alguns espaços e projetos voltados para a área esportiva. O Estádio Municipal (Mário Pessoa); Ginásio de Esportes (Herval Soledade); Quadras poliesportivas em Escolas e Associações; Quadras poliesportivas em Bairros; Clubes e Associações, como o Clube Social de Ilhéus, a AABB (Associação Atlética do Banco do Brasil); além dos espaços da Uesc, Centro de Convenções de Ilhéus, dentre outros.

O município oferece uma série de projetos voltados para a área esportiva, cabe ser ressaltado o Estádio Municipal (Mário Pessoa), considerado a “casa” do clube de futebol da cidade “Colo Colo de Futebol e Regatas”, campeão do futebol baiano em 2006. No estádio também é desenvolvido o Projeto Liga dos Esportes, esporte amador que visa a qualidade de vida e a interação social. O Ginásio (Herval Soledade) acolhe anualmente os Jogos Escolares, organizado pela Semec (instituição responsável pelo esporte e lazer), que realiza atividades desportivas e tem como objetivo a formação de atletas. Nos projetos desenvolvidos pela Semec, o “Projeto Verão Ilhéus Fitnnes”, envolve muitas modalidades esportivas: Vôlei de Areia, Futebol de Areia, Futevôlei, Esportes Radicais, Duatlôn, Dança, Boxe, Jiu-jitsu, Handbeach, dentre outras atividades físicas.[4]

  1. OLIVEIRA, Luiz Felipe Mendes de. Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (Ilhéus-BA): perspectivas de educação não formal no âmbito do patrimônio e do turismo. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Versão corrigida.
  2. OLIVEIRA, Luiz Felipe Mendes de. Puxada do Mastro de São Sebastião em Olivença (Ilhéus-BA): perspectivas de educação não formal no âmbito do patrimônio e do turismo. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018. Versão corrigida.
  3. CAMBRIA, Vincenzo. A fala que faz: Música e identidade negra afro Dilazenze (Ilhéus, Bahia). 2006. 22 f. Dissertação (Mestrado em musicologia) - Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  4. SILVA et al. Ações intersetoriais no planejamento político em esporte, lazer, cultura e turismo na gestão municipal de Ilhéus-BA. Belo Horizonte: Licere, 2012.