Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Atelie marcelo moscheta/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Marcelo Moscheta é um artista plástico brasileiro, radicado na cidade de Campinas - SP.

Nascido em S. José do Rio Preto - SP, e criado na cidade de Maringá - PR, Marcelo se mudou para Campinas em 1.995 para estudar Artes Visuais na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Desde o início da sua carreira artística, no ano 2000, o artista tem realizado obras e exposições que nascem de seus deslocamentos por lugares remotos, onde coleta objetos que provêm da natureza e que ele reproduz por meio do desenho e da fotografia, criando instalações e objetos. Recentemente tem voltado seu interesse para pesquisas com fronteiras e limites impostos a territórios e também na relação que os rios estabelecem com a paisagem ao longo de seu curso.

Em 2015 desenvolveu o projeto Arrasto em que percorre toda a extensão do Rio Tietê coletando minerais em suas duas margens e também pesquisa camadas ancestrais de memórias no Rio Trebbia, na Itália e na fronteira do Canadá e Estados Unidos. Em 2014 participou como residente nas Vancouver Biennale e Bienal de Montevideo, onde também realizou a expedição Oriente, ao longo do Rio Uruguay.

Destacam-se em seu currículo as exposições individuais 1.000 km, 10.000 anos (2013), na Galeria Leme e a intalação Contra.Céu (2010) realizada na Capela do Morumbi. Comissionado pela 8 Bienal do Mercosul (2011), realizou sua pesquisa em toda a extensão da fronteira entre Brasil e Uruguai. Também em 2011 participou de residência artística The Arctic Circle à bordo de um veleiro em Spitsbergen, no Pólo-Norte, resultando na exposição NORTE (2012), realizada no Paço Imperial. Em 2013 participa da coletiva The Arctic no Lousiana Museum of Modern Art em Copenhagen. Em 2010 foi ganhador do I Prêmio Pipa Júri Popular, com exposição no MAM Rio de Janeiro. Em 2009 foi premiado na Bienal de Gravura de Liège e fez residência em Vila Nova de Cerveira para a Bienal de Cerveira, tendo participado também da 4a. edição do Rumos ItaúCultural. Em 2013, participa da publicação Vitamin D2, Editora Phaidon, uma antologia do desenho contemporâneo.

Possui obras nas principais coleções brasileiras, entre elas Coleção Gilberto Chateaubriand/MAM-Rio, MAM Bahia, MAC Goiânia, MAM São Paulo, ItaúCultural, Pinacoteca do Estado de São Paulo. No exterior integra as coleções do MAMAC Liège, Lhoist Collection - Bruxelas, RNA Foundation em Moscou, Deutsch Bank and Banco Espírito Santo.

  1. O artista é representado pela Galeria VermelhoSIM Galeria and Galleria Riccardo Crespi.