Usuário(a):Bia Calçada/Testes/Q62064107, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Morro de São Bento
Bia Calçada/Testes/Q62064107, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1887
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 37,4 centímetro x 54 centímetro


Morro de São Bento é uma pintura de Eliseu Visconti. A sua data de criação é 1887.[1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

 A obra foi produzida com tinta a óleo, tela.Suas medidas são: 37,4 centímetros de altura e 54 centímetros de largura.[1]
Faz parte de coleção particular e é considerada a pintura a óleo mais antiga de Eliseu Visconti. A mesma foi reproduzida em O Jornal, em 1920.

Contexto[editar | editar código-fonte]

Em 1885,  Eliseu ingressa na Academia Imperial das Belas Artes, como amador e depois como aluno. Apesar de já ter recebido diversas medalhas por seu trabalho em Desenho de Ornatos e Escultura, a entrada do artista na na AIBA é considerada o marco inicial da sua carreira de pintor.

Nessa época, seu trabalho já chamava atenção devido as imagens puras e claras da natureza. Suas obras mostravam paisagens simples de espaços ao ar livre.

Análise[editar | editar código-fonte]

A obra apresenta construções simples em um cenário em grande parte vazio.  No centro da imagem, localiza-se uma casa comprida e de tons quentes com algumas portas e janelas mais escuras. A casa toma a maior parte do espaço da obra, porém atrás dela vemos mais uma casa branca e o telhado pontudo de outra construção.

O chão da paisagem deriva de tons laranjas, indicando terra ou areia. Na frente da maior casa existem a imagem de um peru e de uma galinha, marcando o clima rural das suas obras, que viria a ser muito repetido. Vê-se também três figuras humanas, duas ao fundo do cenário e uma mais à frente. Além disso, nota-se também tons verdes nas representações das plantas, que aparecem como duas árvores atrás da maior construção e algumas folhas no chão.

A obra possui duas assinaturas, a primeira sendo em 1887 e a segunda em 1889 com uma dedicatória a Miguel de Castro, amigo de Eliseu.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Pouco se sabe sobre a recepção específica dessa obra. Portanto, é possível afirmar que na época de sua formação, o artista já recebia diversas críticas positivas dos comentaristas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

2. https://eliseuvisconti.com.br/visconti-pintor-1885-1892/

3. https://eliseuvisconti.com.br/wp-content/uploads/2017/05/Morro-Sao-Bento-87.jpg


Categoria:Pinturas de 1887

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti