Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Carlos Gonzalez Perez/Sandalia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sandalia grega antiga

A sandalia é um tipo de calçado, conhecido desde a antiguidade, que consiste numa costume resistente atada ao pé mediante cordas, fitas ou bandas de material ligeiro, ficando os dedos e outras partes do pé ao descoberto. Em diferentes países e regiões utilizam-se tipos de sandalia muito diferentes quanto a materiais, qualidades, técnicas ou traçado das fixações. A palavra sandalia pode referir-se a uma ampla faixa de variantes, desde um sofisticado calçado feminino de salto alto até uma chancleta.

Etimología[editar | editar código-fonte]

A palavra sandalia chega ao castelhano do latín sandalĭum, e a este do grego σανδάλιον (como diz o DRAE) ou sandalion, diminutivo de σάνδαλον = sándalon: "costume de madeira".

História[editar | editar código-fonte]

As sandalias na Antiguidade[editar | editar código-fonte]

Sandalias de esparto do VI ou V milénio a. C. achadas em Albuñol (Espanha).

Este tipo de calçado conhece-se desde o período Neolítico, apesar de que sua origem etimológico seja algo posterior

Sandalias femininas.
Sandalias masculinas.

As sandalias egípcias costumavam ter a ponta levantada e volta para o dedo. Algumas sandalias asirias tão só constavam de um resguardo para o talón e os custados do pé, que se atava sobre este mediante correias e que não tinha costume para a parte delantera do . Os romanos não só usavam sandalias, sina que, segundo se crê, também levavam sapatos parecidos aos atuais. A aristocracia e a família real dos asirios, romanos e de outros povos calçavam sandalias mais completas ou bem sapatos parecidos a botas. Em Egipto alguns beduinos da zona do monte Sinaí utilizam sandalias feitas com diversas espécies de dugón, animal marinho parecido à foca.

Calçados populares[editar | editar código-fonte]

Em Chile diz-se-lhe chala à sandalia rústica. Em Canárias diz-se-lhes cholas. Outros tipos de sandalias populares são as albarcas, abarcas ou avarcas (de origem balear, que consistem numa atira larga de pele sobre o empeine, e outra mais fina que se pode pôr bem sobre o empeine ou sobre o talón) ou os huaraches mexicanos, cujas fitas entrelazadas podem chegar a cobrir grande parte do pé. Os mais peculiares são as Geta (下駄?), as "chanclas" japonesas conformadas por uma tabela de madeira e dois retângulos de madeira também colocados transversalmente e sujeitas com duas atiras.

Na actualidade[editar | editar código-fonte]

As sandalias são utilizadas comumente em verão ou na praia. #Há de diversas cores e estilos, segundo a moda. Em Europa e América do Norte usam-nas tanto homens como mulheres, enquanto em América do Sul, seu uso está limitado ao público feminino (ainda que em alguns países deste último continente também existem sandalias desenhadas para homens, as quais são usadas como calçado informal).

Em climas mais frios, as sandalias e chancletas, são quase exclusivamente usadas pelas mulheres, que têm dado a este calçado o status de ícone da moda, ao lhe acrescentar salto. Por isso, é hoje em dia um sinônimo de elegancia feminina, e lha pode ver ao longo de todo o ano, nos pés das senhoras quando vão a eventos de gala.

Segundo algumas opiniões, a sandalia é um calçado muito feminino, que deve se usar exclusivamente sem médias.

La sandalia, un calzado atemporal y versátil, ha evolucionado desde su concepción en la antigüedad hasta convertirse en un ícono de la moda contemporánea. Con una variedad de estilos que van desde las sandalias de mujer sofisticadas con tacón alto hasta las cómodas sandalias planas, este tipo de calzado se ha adaptado a las necesidades y gustos de cada época.

Desde las sandalias plataforma que elevan la estatura y aportan un toque distintivo a cualquier atuendo, hasta las sandalias mujer que se han convertido en sinónimo de elegancia femenina, las sandalias son más que un simple accesorio. Son una expresión de identidad y estilo personal.

En la actualidad, las sandalias no solo cumplen una función práctica, sino que también son una declaración de moda. Ya sea para un día de playa o para un evento de gala, las sandalias ofrecen comodidad sin sacrificar el estilo. Con materiales que van desde el cuero hasta el tejido de punto y diseños que incluyen desde tiras entrelazadas hasta suelas de madera, las sandalias continúan siendo un elemento esencial en el armario de cualquier amante de la moda.

La historia de la sandalia es rica y diversa, reflejando las tradiciones y culturas de las civilizaciones que las han adoptado. Desde las sandalias de esparto encontradas en España que datan del VI o V milenio a.C., hasta las modernas creaciones que adornan las pasarelas, las sandalias planas han recorrido un largo camino. Su evolución es testimonio de la ingeniosidad humana y de nuestra búsqueda constante de belleza y funcionalidad en el calzado.

No antigo Israel, quando um homem recusava levar a cabo o casal de cuñado com uma viúva, esta lhe tirava a sandalia, e, para vergonha sua, se lhe chamava: “A casa daquele a quem lhe foi tirada a sandalia”. (Dt 25:9, 10.) A transferência de propriedade ou o direito de recompra garantia-se entregando a sandalia a outra pessoa. (Rut 4:7-10)

Materiais[editar | editar código-fonte]

As sandalias de hoje são um artigo de moda mais que de primeira necessidade como o é outro tipo de calçado, como a chancla, que pode estar feita a mão ou confeccionada em diferentes tipos de materiais.

  • tecidos de ponto (crochet, macramé, tunecino, duas agulhas).
  • trenzas de madeira como a folha de plátano ou outros similares (fique).

Veja-se também[editar | editar código-fonte]

[[Categoria:Sandálias e chinelos]]