Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Carolalvesa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Museu do Dentista[editar | editar código-fonte]

Museu do Dentista

Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal (IMOSP)

Tipo História da Odontologia
Inauguração 15 de novembro de 1986 (37 anos)
Diretor Dr. Paulo de Oliveira Bueno
Curador Dr. Elias Rosenthal
Website www.eliasrosenthal.med.br www.apcd.org.br
Geografia
Localidade Santana - São Paulo, SP
 Brasil

O Museu do Dentista[1] é um museu aberto voltado à classe odontológica e ao público em geral, com entrada gratuita. Localizado no prédio da APCD - Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas, no bairro de Santana na Zona Norte da cidade de São Paulo. Seu nome oficial é “Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal (IMOSP)” sendo incluído em 2003 o nome do Dr. Elias Rosenthal dentista que fundou o museu em 1986. O museu apresenta um grande acervo de aparelhos, instrumentos, materiais e medicamentos de consultórios odontológicos dos tempos mais remotos até os dias atuais.

A fim de atingir o grande público de maneira simples e ampla, está disponibilizada através da plataforma [2]Wikimedia Commons uma coleção de dados e fotos de diversos consultórios e preservados do enorme acervo do IMOSP. 

HISTÓRIA[editar | editar código-fonte]

O fundador: Elias Rosenthal[editar | editar código-fonte]

Nascido em São Paulo, em 22 de setembro de 1922, [3]Elias Rosenthal cursou a faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, concluindo-a em 1956 e começando a exercer a sua profissão de cirurgião dentista. Desde mais novo, Elias era apaixonado pela história dos povos antigos, o que levou a visitar vários museus no Brasil e o no exterior, enriquecendo assim sua visão de mundo.

Falecido em 19 de janeiro de 2001, em São Paulo, Rosenthal é autor de diversos artigos nos meios de comunicação da classe e dos livros, editor na obra "Odontologia no Brasil no século XX" publicada em agosto de 2001. Ele realizou um desejo de ajudar o futuro da profissão, através do conhecimento do seu passado e do seu processo evolucionário. No último mês de 2005 foi lançada mais uma obra: " Evolução da Endodontia".[4]

A Fundação[editar | editar código-fonte]

Em [5]1986, ao visitar Deutsches Museum em Munique na Alemanha, Elias Rosenthal decidiu criar um Museu de Odontologia em São Paulo. No mesmo ano, foi eleito como Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas e colocou na sua plataforma, a realização do Museu de Odontologia de São Paulo (MOSP).

Voltado à classe odontológica e ao público em geral, em 1986 foi [6]criado por Dr. Elias Rosenthal o Museu Odontológico de São Paulo.

Mudanças de Denominação[editar | editar código-fonte]

O Museu Odontológico de São Paulo, em 1988 passou a ser denominado Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), a partir de 2003 por decisão da Diretoria do APCD e do CONSUP (Conselho Superior do IMOSP) foi incluído ao título o nome do seu fundador Dr. Elias Rosenthal por tanto “[7]Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal”

Instalação[editar | editar código-fonte]

No dia 21 de abril de 1993 em homenagem ao 200º aniversário da execução de Tiradentes a diretoria do IMOSP [8]inaugurou as instalações do Museu de Odontologia numa área de 250m² no Primeiro andar da Rua Voluntários da Pátria - Santana, nas dependências da APCD (Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas). 

Transformações[editar | editar código-fonte]

Desde o seu [9]início o museu não se deteve apenas em suas instalações, mas levou exposições do seu acervo há Congressos de Odontologia. Hoje é considerado o maior e mais rico dos museus brasileiros e um dos melhores da América é também o mais fino museu do mundo, elogiado pelos estrangeiros que o visitam, o museu foi considerado pela comissão do MEC como digno de ser tombado como patrimônio da Odontologia, está inscrito no Ministério da Cultura e Educação, também faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo.

O museu surpreende com um rico acervo, a excelente disposição consultórios dos tempos mais remotos até os atuais e é inegavelmente um marco importante na Odontologia Brasileira.[10]

CARACTERÍSTICAS ARQUITETÔNICAS [editar | editar código-fonte]

Foram necessários 15 anos de muito empenho por parte dos associados e diretores da APDC para vencer os obstáculos da construção da atual sede onde está localizado o IMOSP[11].

Por intermédio de Raphael Baldacci Filho a entidade obteve, em 1988, em comodato por 50 anos, um terreno de 5.400 m², situado entre a rua Voluntários da Pátria e a Praça Campo de Bagatelle, Zona Norte de São Paulo. Nomeado presidente da Comissão de Obras, Baldacci acompanhou todos os detalhes do projeto e conseguiu a concessão de mais 2.500 m²[12]

Pendências junto à prefeitura de São Paulo dificultaram o prosseguimento da obra e obrigaram a alteração dos planos, foi necessária uma revisão do projeto e um novo planejamento financeiro mais a extensão do comodato para 90 anos sancionado por lei pelo então prefeito Paulo Maluf, e a reabilitação do alvará para a construção da nova sede foi possível dar continuidade ao sonho. Finalmente, em dezembro de 2000, a prefeitura concedeu o “habite-se” e o edifício estava pronto. A saga chegara ao fim. Mais de 19.000 m² de área construída. Em 2002, foi realizada a inauguração oficial da Nova Sede da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, onde está o IMOSP, o Edifício Prof. Dr. Raphael Baldacci Filho, com a presença do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. A Odontologia paulista, enfim, tinha muito que comemorar[13].

ACERVO[editar | editar código-fonte]

O [14]acervo é atualmente constituído de 30.258 itens, sendo 5.152 peças em exposição, 5.074 livros, 5.401 revistas, 1.169 DVS, 1.745 VHS e 11.717 de documentos e reserva técnica detalhando a evolução da Odontologia à criação dos cursos no mundo, há 167 anos.

 Com grande preocupação com o enriquecimento de detalhes o museu conta também com instrumentos mais antigos, como do século I desta era e séculos XIV, XV e XVIII[15].

GALERIA [editar | editar código-fonte]

REFERÊNCIAS[editar | editar código-fonte]

  1. Sampaio, Leandro. «Conheça o Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 20 de junho de 2017 
  2. «Category:Museu do Dentista - Wikimedia Commons». commons.wikimedia.org (em inglês). Consultado em 20 de junho de 2017 
  3. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  4. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  5. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  6. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  7. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  8. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  9. «Dr.Elias Rosenthal». www.eliasrosenthal.med.br. Consultado em 20 de junho de 2017 
  10. APCD. «Museu APCD - Instituto Museu de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal». Portal APCD - Museu APCD - Instituto Museu de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal. Consultado em 20 de junho de 2017 
  11. APCD. «História». Portal APCD - História. Consultado em 20 de junho de 2017 
  12. APCD. «História». Portal APCD - História. Consultado em 20 de junho de 2017 
  13. APCD. «História». Portal APCD - História. Consultado em 20 de junho de 2017 
  14. APCD. «Museu APCD - Instituto Museu de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal». Portal APCD - Museu APCD - Instituto Museu de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal. Consultado em 20 de junho de 2017 
  15. Sampaio, Leandro. «Conheça o Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo». www.cidadedesaopaulo.com. Consultado em 20 de junho de 2017 

VER TAMBÉM[editar | editar código-fonte]

Museus da Cidade de São Paulo | Museus Fundados em 1986 | Museus de Ciência do Brasil

CATEGORIA[editar | editar código-fonte]

Categoria:Museu do Dentista