Usuário(a):Carolina Moutinho Tessaroto/Testes/Q62064372, Obra de arte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Jardim
Carolina Moutinho Tessaroto/Testes/Q62064372, Obra de arte
Autor Eliseu Visconti
Data 1942
Técnica tinta a óleo, tela
Dimensões 50 centímetro x 62 centímetro


No Jardim é uma pintura de Eliseu Visconti. A sua data de criação é 1942.[1] Eliseu d’Angelo Visconti é um pintor italiano e naturalizado no Brasil. Nasceu na província de Salermo, Itália e mudou-se para o Brasil com sua irmã em 1873. Dez anos após sua chegada entra no Liceu de Artes e Ofícios e em em seguida na Academia Imperial de Belas Artes. Em 1890 abandona a academia para formar o "ateliê livre" com um grupo modernista.

A tela representa o jardim da casa de veraneio do pintor, tendo como personagens sua esposa, filha e neta. Foi produzida provavelmente em 1939 (especulação a feita a partir do ano em que seu neto nasce).

Descrição[editar | editar código-fonte]

 A obra foi produzida com tinta a óleo, tela.Suas medidas são: 50 centímetros de altura e 62 centímetros de largura.[1]
Faz parte de coleção particular.

É uma pintura figurativa de paisagem com personagens. Representa o jardim da casa de veraneio do pintor, no Rio de Janeiro, tendo como personagens sua esposa, filha e netas.

A tela tem como paisagem um jardim com uma cerca natural e muitas folhagens verdes. Em primeiro plano temos uma planta roxa, que chama atenção pela sua dimensão, ocupando grande parte do quadrante esquerdo inferior, e cor muito diferente das outras presentes no quadro. Em ultimo plano temos morros e o céu em tons de azul e branco. Os personagens ocupam posição de destaque no quadrante inferior direito, são quatro mulheres, sua esposa, filha e netas, todas usando vestidos com tons de branco e azul. Sua filha está segurando seu bebe recém nascido enquanto sua mãe o olha com sua outra neta ao seu lado direito.

[2]

Contexto[editar | editar código-fonte]

Na época de sua vida que Eliseu pintou esta tela ele já era maduro, tendo mais de 70 anos, uma filha adulta e duas netas. Durante toda sua vida foi muito envolvido em artes em geral, como pinturas e design, porém no ano de 1942, mesmo ano desta pintura ele faz uma grande doação para o governo de estudos quanto a painéis feitos para o teatro municipal do Rio de Janeiro, então é criado o museu dos teatros.


[3]

Análise[editar | editar código-fonte]

A tela impressionista de Eliseu Visconti [4],é uma de muitas pinturas figurativas de paisagem do autor, é de cunho pessoal para o artista, pois não só é uma paisagem de sua casa de veraneio, como também mostra o marco do nascimento de sua neta, representando um momento familiar. Ele utiliza cores quentes, que podem indicar sentimentos de afeição, além da presença impactante da cor verde e azul, que trás a sensação de tranquilidade.

Os personagens localizados no quadrante inferior direito estão posicionados próximos uns dos outros, mostrando assim um pouco as relações pessoais desta família. Além disso a atenção dos personagens está no bebe, exibindo a intenção do autor de focar em sua neta recém nascida.

[5]

Biografia do artista[editar | editar código-fonte]

Eliseu D’Angelo Visconti é um pintor italiano e naturalizado no Brasil. Nasceu na província de Salermo, Itália em 30 de julho de 1866, e mudou-se para o Brasil com sua irmã em 1873. Dez anos após sua chegada entra no Liceu de Artes e Ofícios e em em seguida na Academia Imperial de Belas Artes no Rio de janeiro. Em 1890 abandona a academia para formar o "ateliê livre" com um grupo modernista, que mais tarde se tornou a Escola Nacional de Belas Artes, onde futuramente se tornou professor. Em 1922 recebeu o prêmio da medalha de Honra na comemoração do centenário da independência do Brasil. Sua morte data de 15 de outubro de 1944, aos 78 anos no Rio de Janeiro.

Foi muito influenciado pelo impressionismo europeu além do simbolismo e Art-Nouveau. Pintava muitas paisagens com personagens, autoretratos e retratos.

[6] [7]

Exposições[editar | editar código-fonte]

Já passou pelas exposições:

  • 1949 - Exposição Retrospectiva no Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro - Pintura, Desenho e Design - De 16 nov. a 18 dez.
  • 1953/1954 - Sala Especial na II Bienal do Museu de Arte Moderna de São Paulo - Pintura - De 13 dez. 1953 a 26 fev. 1954.

[8]

Referências

  1. a b https://eliseuvisconti.com.br/obra/P614
  2. «Sobre o Pintor». Eliseu Visconti. Consultado em 25 de novembro de 2019 
  3. «Maturidade – 1921-1944». Eliseu Visconti. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  4. «Sobre o Pintor». Eliseu Visconti. Consultado em 25 de novembro de 2019 
  5. «Cores - significados, tipos, e influência das cores no cérebro humano». Segredos do Mundo. 13 de agosto de 2019. Consultado em 26 de novembro de 2019 
  6. «Eliseu Visconti - biografia resumida, obras principais e estilo». www.suapesquisa.com. Consultado em 25 de novembro de 2019 
  7. «Eliseu Visconti - biografia resumida, obras principais e estilo». www.suapesquisa.com. Consultado em 25 de novembro de 2019 
  8. «P614». Eliseu Visconti. Consultado em 25 de novembro de 2019 

[1]

Categoria:Pinturas de 1942

Categoria:Pinturas de Eliseu Visconti

  1. «Eliseu Visconti - biografia resumida, obras principais e estilo». www.suapesquisa.com. Consultado em 4 de novembro de 2019