Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Companhia Custom Circus/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fundados pelo trio Daniella, Dr.Apokalipse e Michel Gigolo, cujos caminhos se cruzam em “Lisboa Capital da Cultura 1994”, os Custom Circus são uma companhia Portuguesa de teatro alternativo com um imaginário musical composto por originais e um largo repertório nas artes plásticas underground e nas performances imersivas.

Foram precursores no nosso País das estéticas DieselPunk, Cabaret Rock, Bizarre Chic e SteamPunk. A designação Custom Circus derivou da forma como criavam os cenários dos seus espetáculos com camiões clássicos teatrais numa arena cénica Pós-Apocalipse.

Durante os 10 primeiros anos nunca optaram por um nome definitivo, pois atuavam em parceria com companhias estrangeiras ou produziam shows exclusivos para eventos corporativos nos 4 cantos do mundo. O nome Custom Circus só viria a ser adotado em 2004 quando iniciam as suas próprias tournées independentes.

Após um vasto percurso nómada experimentam uma progressiva sedentarização a partir de 2010 devido à consolidação do seu projeto paralelo Nirvana Studios – O Centro Cultural Alternativo, implantado num antigo quartel militar dos anos 40 que adquiriram para aí estabelecer um porto de abrigo para os profissionais das artes ignoradas pelo mainstream cultural.

Contudo, entre tounées nunca existiu tempo de descanso devido ao facto do Custom Circus ter investido praticamente tudo num espaço totalmente em ruínas. Logo, para fazer face à situação meteram mãos à obra no verdadeiro sentido, enquanto no lado artístico apresentavam espetáculos polémicos para um público seguidor e avant guarde numa Nirvana Studios caótica.

Embora as contratações on tour fossem mais rentáveis, suportar simultaneamente o esforço económico e logístico das duas frentes estava a anunciar o colapso de ambos os projetos. E assim, para financiar o constante restauro da Nirvana Studios e empreender a construção total do seu teatro Custom Café, inaugurado em 2012, a troupe optou por vender 28 dos seus 30 veículos teatrais, o que veio marcar o final da sua complexa estrutura nómada.

Foi uma decisão difícil para quem viveu tantos anos “on the road”, mas a vida na estrada é dura e passa demasiado depressa… e todos os que pertenceram à troupe Custom Circus sabem-no por experiência.

Surpreendentemente, o desfecho revelou-se favorável, pois o primeiro espetáculo residente da companhia no “Custom Café - Le Cabaret Rock” ultrapassou todas as espectativas, totalizando mais de 40.000 espectadores em 2 anos, o que permitiu dar a conhecer ao grande público esta companhia tão alternativa.

Desde então, a aventura continua desenfreada e ao sabor da corrente de espectadores que já lotou cerca de 500 espetáculos do Custom Circus na Nirvana Studios de 2004 a 2016.