Usuário(a):Don Bruce Bastos/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

TRABALHO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA

Análise da estatística dos gols marcados pelo Ceará Sporting Club jogando 20 partidas como mandante e 20 partidas como visitante do campeonato cearense Clássico-Rei

INTRODUÇÃO

É indiscutível que, entre todas as áreas do conhecimento, a mais utilizada é a estatística. Dessa forma, a descrição dos dados observados e do desenvolvimento da metodologia para determinado estudo é primordial quando há incerteza sobre os resultados do mesmo. A estatística auxilia na coleta de dados, facilitando a transformação para informações. Neste trabalho, utilizou-se a estatística descritiva, em que é aplicada várias técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados.

O estudo trará a estatística de gols marcados do Ceará Sporting Club jogando 20 partidas como mandante e 20 partidas como visitante no campeonato cearense Clássico-Rei. Para isso, utilizamos o adversário Fortaleza Esporte Clube para obtermos uma estatística sustentável. Dessa forma, a análise dos placares dos jogos dos times Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube contribui para a visualização e compreensão do rendimento de cada time. Com isso, torna-se eficaz a averiguação da comparação a partir da pontuação final de cada partida, uma vez que serão analisadas. Logo, a problemática do tema dá-se pela diferença de gols marcados pelo Ceará Sporting Club em casa (time como mandante) e de gols marcados fora de casa (time como visitante).

A estatística descritiva encaixa-se como ferramenta ideal para a análise deste estudo, pois podemos comparar o total de gols entre os dois times e analisar algumas medidas. Consequentemente, tais medidas têm função de informar, em dados, o aproveitamento do time em questão; como medidas de posição (média, mediana, moda e quartis), medidas de dispersão (amplitude, variância, coeficiente de variação, desvios padrão e médio) e formatos de distribuição (gráficos, histogramas e boxplots). O trabalho limitou-se ao uso apenas de gráficos e boxplots por conta da baixa variação de dados (0 a 4), uma vez que não é possível agregá-los eficientemente num modelo de histograma.


MÉTODOS

O método utilizado neste estudo foi comparar os resultados do Ceará Sporting Club através dos jogos dentro e fora de casa. Dessa forma, coletamos os dados do campeonato cearense Clássico-Rei dos anos de 2010 a 2019 para análise e cálculos para produção dos gráficos e boxplots. Para isso, plotamos uma tabela com a quantidade de gols marcados como o primeiro passo. Assim, temos:

PARTIDAS GOLS MARCADOS EM CASA GOLS MARCADOS FORA DE CASA
1 2 1
2 0 0
3 1 0
4 2 0
5 1 0
6 1 2
7 4 1
8 2 2
9 1 1
10 1 0
11 0 0
12 3 1
13 3 2
14 2 1
15 1 2
16 1 1
17 0 0
18 1 1
19 2 3
20 0 1

No segundo passo, calculou-se as medidas de posição e de dispersão.  Para as medidas de posição temos:

CEARÁ EM CASA CEARÁ FORA DE CASA
MÉDIA AMOSTRAL 1,4 0,95
MODA 1 1
25° PERCENTIL 1 0
MEDIANA 1 1
75° PERCENTIL 3 1

Para as medidas de dispersão temos:

CEARÁ EM CASA CEARÁ FORA DE CASA
AMPLITUDE 4 3
DESVIO MÉDIO ABSOLUTO 0,88 0,665
VARIÂNCIA AMOSTRAL 1,2 0,79
DESVIO PADRÃO AMOSTRAL 1,095 0,89
VARIÂNCIA POPULACIONAL 1,14 0,75
DESVIO PADRÃO POPULACIONAL 1,07 0,87
INTERVALO INTERQUARTIL 2 1
COEFICIENTE DE VARIAÇÃO 0,78 0,93

Utilizamos o programa Excel para fazer os cálculos e produção das tabelas, gráficos e boxplot. Além disso, os dados coletados advém do site oficial do Ceará Sporting Club. Disponível em: <http://www.cearasc.com/competicoes/time/24>. Acesso em 8 mar. 2020.

RESULTADOS

Sabe-se que os gráficos são ferramentas muito importantes que facilitam a interpretação das informações, como uma representação visual em relação a um conjunto de dados. Sua importância está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva. Visando uma melhor visualização dos resultados do placar dos jogos, foi feito um gráfico de linhas. Então, temos:


De acordo com o gráfico acima, podemos observar que a jogabilidade foi melhor em casa, apesar de ter um pior desempenho em alguns jogos.

Ademais, foi feito outro tipo de formato de distribuição: o boxplot. O boxplot é uma ferramenta gráfica que permite visualizar a distribuição e valores discrepantes (outliers) dos dados, fornecendo assim um meio complementar para desenvolver uma perspectiva sobre o caráter dos dados. Além disso, o boxplot também é uma disposição gráfica comparativa. As medidas de estatísticas descritivas como o mínimo, máximo, primeiro quartil, segundo quartil ou mediana e o terceiro quartil formam o boxplot. Através dos dados obtidos neste estudo, foi feito um modelo de boxplot. Com isso, temos:


No boxplot acima podemos observar 2 boxplots distintos. O primeiro refere-se aos gols marcados em casa, já o segundo representa os gols marcados fora de casa. Portanto, podemos concluir que o Ceará Sporting Club tem um melhor desempenho nos jogos em que ele é o mandante do jogo, e seu rendimento cai quando visitante.

CONCLUSÃO

A estatística descritiva foi utilizada como base para que houvesse uma melhor leitura e compreensão dos dados coletados. Em suma, é possível concluir que, comparando os resultados dos jogos dentro de casa dos jogos fora de casa, o Ceará Sporting Club obteve um melhor desempenho nos jogos dentro de casa. A diferença entre os dois resultados é visível pois pode-se afirmar que em 20 jogos do Ceará como mandante, 8 foram vitórias, 5 foram derrotas e 7 deram empate com o time adversário Fortaleza Esporte Clube, obtendo um porcentagem de vitória de 40%, de derrota 25% e de empate 35%. Enquanto como visitante em 20 jogos, obteve 6 vitórias (30%), 8 empates (40%) e 6 derrotas (30%).

Pode-se concluir, também, que as medidas de dispersão são altas por conta que os eventos analisados não possuem uma tendência linear ao longo do tempo, pois dependem exclusivamente do desempenhos dos jogadores e são eventos pontuais. É interessante relacionar os placares dos jogos do Ceará Sporting Club como mandante e visitante por conta da possibilidade de levantamento de diferentes hipóteses que afetam diretamente o resultado de cada partida. Por exemplo, quando o time joga como visitante, a pressão psíquica é relativamente maior, já que a torcida majoritariamente presente no ambiente em que está inserido é favorável a do time rival, podendo afetar positivamente ou negativamente o desempenho de cada jogador. Portanto, leva-se em consideração a hipótese descrita acima.