Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Dunya Pouseiro/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Thamires Pouseiro[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Thamires Pouseiro


Thamires Pouseiro é Permacultora, Ciclista e Empresária, Austro-Brasileira (filha de pai de origem Portuguesa e mãe de origem Austríaca) Nascida dia 03-10-1987.

É proprietária do Dünya - Centro Internacional de Conexão Cultural, empresa fundada e desenvolvida no Brasil em 2012, tendo seu registro oficial na cidade de Pereiras (SP), com escritório contábil responsável na cidade de Cesário Lange (SP), e escritório de responsabilidade jurídica localizado no Grande ABCD (SP, escritório de criação artistica no .


O que significa Dünya? O que é o Dünya?

Dünya ou Donya significa “Mundo”. É nome de origem turca e com significado equivalente em muitos países. Por ser uma palavra muito usada no Kuran ou Alcorão (a escritura sagrada islâmica), possui significado forte, e é respeitada por muitos povos e países de matriz religiosa muçulmana. A tradução exata dessa palavra seria “o meu mundo interior” ou “o meu interior no mundo exterior”.

Esse nome foi escolhido porque simboliza precisamente o objetivo da empresa, a construção de projetos como o "Condado de Cura". Dünya se concentra em desenvolver projetos que promovam mudanças reais, que impulsionem o desenvolvimento de qualidade para todos os campos humanitários. Ideias e projetos pioneiros, e especialmente audaciosos, inflamam nosso ímpeto. Projetos ousados e originais que visem o bem estar e desenvolvimento coletivo são o foco da empresa. Ainda assim, cada nova ideia é minuciosamente analisada, pensada e estudada por uma equipe de profissionais especializados em diferentes áreas de atuação.

Atualmente, tendo nove atividades primárias em execução, das mais de 175 secundárias em que atua, a empresa tem como proposta se tornar referência como um “Centro de Desenvolvimento Social Mundial”. Conectando pessoas de objetivos iguais em torno de todo o planeta, promovendo atividades conjuntas, onde as barreiras linguísticas ou religiosas sejam gradualmente minimizadas ou dialogáveis; desenvolvendo áreas humanas produtivas, de forma saudável e sustentável, respeitando os ciclos e o equilíbrio natural dos ecossistemas, utilizando práticas da permacultura como base de boa parte dos projetos,esportes e afins. Promovemos uma união norteada por um propósito comum: ajudar conforme podemos no desenvolvimento social e cultural mundial de forma estruturada e integrada.


Dünya: Uma terra fértil e produtiva


Através das nove áreas de atuação do Dünya, buscamos materializar o que há de melhor em nós, trazendo para o mundo real o que hoje existe em um plano imaginário. (Seguirá em anexo, com um informativo particular sobre a empresa Dünya e suas atividades de atuação). A confiança e lucidez em realizar esse projeto criam em nós uma das ferramentas que mais torna latentes nossas potencialidades: o “vamos fazer!”.

O Dünya busca ser uma força de transformação da realidade dos cidadãos brasileiros, que são conhecidamente marcados por problemas sociais, econômicos, falta de solidariedade e degradação ambiental. Acreditamos que a transformação desta realidade é possível através de uma gradual re-conscientização, ambiental e psicológica, por parte das pessoas que aqui vivem, previamente condicionadas à cultura vigente. Por isto, o Dünya oportuniza momentos ímpares, com o que há de mais novo em termos de desenvolvimento intelectual e cultural, adotando ideias inovadoras no âmbito educacional, como a ecopedagogia. A criação de um Centro Internacional de Desenvolvimento Cultural; é o objetivo mais recente da empresa.

Trecho da carta de apresentação do projeto "O Condado de cura. -Tal material refere-se ao marketing dos seguintes trabalhos


1- A implantação do projeto de saúde paraibano “Equilíbrio do Ser”, em Cesário Lange.


“Um conjunto de terapias que convergem na visão completa do homem, considerando a saúde no âmbito mental, espiritual e físico; é a proposta do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP)”. O cuidado com a saúde do indivíduo, bem como a prevenção de doenças, tem atraído milhares de pessoas aos dois centros da Secretaria de Saúde (SMS) - um no Valentina Figueiredo e outro nos Bancários. Os dois equipamentos desenvolvem mais de 20 práticas de terapias coletivas, com o resgate do equilíbrio por meio de atividades de interação interpessoal, como danças circulares, tai chi chuan e yoga, bem como terapias individuais como acupuntura, massoterapia, reiki e homeopatia. Segue um link com reportagem completa sobre os projetos já existentes: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/pmjp-cuida-da-saude-da-populacao-com-praticas-alternativas-e-prevencao/


2. A criação de um Centro Internacional de Desenvolvimento Cultural.


Neste espaço serão implantados cursos gratuitos e uma completa assistência à cultura e ao esporte. O Dünya tem como meta a viabilização de diversas oficinas educacionais e gratuitas envolvendo arte em geral, música, cinema, teatro, entre outros. Estes serão mediados por profissionais estrangeiros e brasileiros voluntários, de forma análoga ao já implantado em outros países do mundo pela fundadora do Dünya, Thamires Pouseiro. O objetivo central por trás desta iniciativa, em síntese e poupando especificidades, é promover uma revitalização na cidade, no que tange a qualidade de vida dos munícipes e oportunidades profissionais. Espera-se, naturalmente, que esta mudança positiva estenda-se gradualmente para além das dimensões iniciais, tanto geográficas quanto sociais, abrangendo outras cidades paulistas e recebendo participantes de variadas realidades educacionais e econômicas. Além disso, como é de se esperar de um espaço dessa natureza, ele servirá como centro de desenvolvimento e treinamento das mais diversas práticas de permacultura, entre outras técnicas e atividades.

Você sabe o que é Permacultura?

Permacultura é um método de design que objetiva desenvolver áreas humanas produtivas de forma sustentável, respeitando os ciclos e o equilíbrio natural dos ecossistemas, algo que cada vez ganha mais importância cultural e econômica ao redor do globo. Os métodos para criar os espaços permaculturais são diversificados e apropriados para vários ecossistemas do mundo. Para utilizar as técnicas oferecidas pela permacultura, é essencial uma reflexão preliminar onde a observação e o planejamento de uma área ocupada são os principais quesitos dessa atividade. O emprego do design consiste em aplicar técnicas de aproveitamento de espaço, zoneamentos de acordo com a importância de cada sistema produtivo e a reciclagem do produto excedente produzido pelos elementos e seres vivos que compõem uma dada propriedade. Esse excedente energético é utilizado numa área complementar da propriedade, reciclando e utilizando seu valor, tornando este um local altamente produtivo. A permacultura vai muito além do significado de agricultura permanente. É um conjunto de práticas que criam soluções sustentáveis para suprir as necessidades essenciais humanas, como a garantia de uma produção alimentícia de qualidade, a captação e o uso responsável da água potável, a construção de edificações naturais para a moradia sem desperdício de materiais, o uso de energia elétrica através de fontes renováveis e limpas, assim como a reciclagem de todo material considerado resíduo ou sobra de um sistema produtivo. Portanto, a permacultura faz o que o sistema convencional não consegue fazer de forma significativa, garantindo quantidade, qualidade e variedade de matrizes energéticas. E o mais importante: sem prejudicar os ecossistemas naturais ao qual esta metodologia está completamente integrada.


Dünya: Uma terra fértil e produtiva


Através das nove áreas de atuação do Dünya, buscamos materializar o que há de melhor em nós, trazendo para o mundo real o que hoje existe em um plano imaginário. (Seguirá em anexo, com um informativo particular sobre a empresa Dünya e suas atividades de atuação). A confiança e lucidez em realizar esse projeto cria em nós uma das ferramentas que mais torna latentes nossas potencialidades: o “vamos fazer!”.

O Dünya busca ser uma força de transformação da realidade dos cidadãos brasileiros, que são conhecidamente marcados por problemas sociais, econômicos, falta de solidariedade e degradação ambiental. Acreditamos que a transformação desta realidade é possível através de uma gradual re-conscientização, ambiental e psicológica, por parte das pessoas que aqui vivem, previamente condicionadas à cultura vigente. Por isto, o Dünya oportuniza momentos ímpares, com o que há de mais novo em termos de desenvolvimento intelectual e cultural, adotando ideias inovadoras no âmbito educacional, como a ecopedagogia. Esse espaço será um empreendimento socioambiental, educativo e cultural localizado no coração de Cesário Lange.


3. A construção de um “Condado de Cura”.

Condado era, na Idade Média, um território governado por um conde. Sabe-se, através da história, que o condado era dado pelo rei, numa prova de mérito à nobreza e ao clero. Em nosso contexto, almeja-se aqui fundar um “Condado de Cura” onde pessoas serão auxiliadas através de nossos variados atendimentos de práticas integrativas. A execução da permacultura será ensinada e vivenciada visando a transformação de famílias, o que trará nova esperança à vida daqueles ali envolvidos. Nossa ideia é presentear a cidade de Cesário Lange com esse projeto ambicioso, mas inteiramente viável, e potencialmente transformador e desejável pelos cidadãos. Bem sucedida, essa iniciativa naturalmente se expandirá para regiões adjacentes.


No Condado...


Vamos unificar os três projetos em um só espaço criando um lugar único de apoio e estrutura, cultural, educacional e social de qualidade. Após todos os tratamentos e terapias oferecidos pelo Equilíbrio do ser e pelas reorganizações educacional, mental, esportiva e cultural, oferecidas pelo Centro Internacional de Desenvolvimento Cultural, tornaremos as pessoas aptas a aplicar e desenvolver tudo que foi aprendido nos dois espaços, reproduzindo tudo no território do Condado, transformando o conhecimento em algo palpável e transferível a todos, e trazendo este aprendizado para a vivência em sociedade. Tomamos isso como diretriz porque acreditamos na capacidade de evolução do ser humano e da sociedade. Consideramos que o verdadeiro “lar” do indivíduo é interior, e tanto intransferível quanto inalienável. A convicção de que há ali um lugar familiar e aconchegante é um bom motivo para querermos para ele voltar! Humanismo e ecologia abrem caminho para uma vida mais feliz e realizada, e pretende-se que o Condado de Cura seja um lugar que propicia esse resgate – onde ensinaremos, aprenderemos e praticaremos o melhor de nós mesmos a cada instante ali vivido.


Texto produzido por Equipe Dünya- International Centre of Cultural Connection. Contato: thidsp@hotmail.com/ dunya-mundo@live.com