Saltar para o conteúdo

Usuário(a):ESCOLA REGIMENTAL DE APRENDIZES CEL. LARA/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nos idos da década de 1960, a Escola Regimental de Aprendizes Coronel Lara recebia alunos recém saídos do antigo curso primário, ou seja, o curso dos primeiros quatro anos de educação básica. O próximo curso normalmente a ser seguido, seria o antigo curso ginasial. Assim, os alunos faziam os quatro anos iniciais (primário) e ingressavam para o curso ginasial que também se completava em quatro anos. Normalmente os alunos iniciavam o curso primário com 7 anos de idade. Desta maneira, o aluno que não repetisse nenhum ano letivo, encerraria o curso primário com 10 anos (1º ano = 7 anos de idade; 2º ano = 8 anos de idade; 3º ano = 9 anos e 4º ano = 10 anos de idade) A partir de então seguiria para o ginásio, onde era normal iniciar com 11 anos e completar esse curso com 14 anos. Seguia então para o próximo ciclo que era chamado de curso colegial, onde normalmente se iniciava com 15 anos e concluia-se com 17 anos.

A E.R.A. - Escola Regimental de Aprendizes - Cel. Lara, recebia alunos que haviam concluído o curso Primário, desta forma, havia uma quantidade de alunos na faixa etária por volta dos 12 anos. Se tratava de uma escola que tinha por principal objetivo o ensino profissionalizante e não substituía o curso ginasial, mas havia um currículo mínimo que era em parte parecido com o currículo do curso ginasial.

O patrocinador dessa instituição era o PARQUE DE AERONÁUTICA DE SÃO PAULO, entidade do Ministério da Aeronáutica. Infelizmente não temos informações sobre as datas exatas de início das atividades e nem se a E.R.A. Cel Lara foi extinta.

Pelas consultas realizadas em diversos buscadores na internet, vemos que muitos alunos daquela escola ainda a citam com saudades e carinho.

Peço a quem possa contribuir que o faça, para mantermos viva uma escola tão conceituada e admirada por todos.