Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Edino M. L. Fernandes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

'CIRCUITOS LÓGICOS COMBINACIONAIS

Todos as complexas operações de um computador digital acabam sendo combinações de simples operações aritméticas e lógicas básicas: somar bits, complementar bits (para fazer subtrações), comparar bits, mover bits. Estas operações são fisicamente realizadas por circuitos eletrônicos, chamados circuitos lógicos (ou gates - "portas" lógicas). Os circuitos lógicos dos sistemas digitais podem ser de dois tipos: circuitos lógicos combinacionais e circuitos lógicos sequenciais (Ver capítulo II). Um circuito combinacional é constituído por um conjunto de portas lógicas as quais determinam os valores das saídas diretamente a partir dos valores atuais das entradas. Pode-se dizer que um circuito combinacional realiza uma operação de processamento de informação a qual pode ser especificada por meio de um conjunto de equações Booleanas. No caso, cada combinação de valores de entrada pode ser vista como uma informação diferente e cada conjunto de valores de saída representa o resultado da operação, ou seja, a saída depende apenas de uma combinação dos valores da entrada. A figura 3.1 mostra o diagrama de blocos genérico de um circuito combinacional.

.

Figura 1.1 Circuito Lógico genérico.


OPERADORES LÓGICOS

Os conectivos ou OPERADORES LÓGICOS ou FUNÇÕES LÓGICAS são:  E (ou AND) - uma sentença é verdadeira SE - e somente se - todos os termos forem verdadeiros.  OU (ou OR) - uma sentença resulta verdadeira se QUALQUER UM dos termos for verdadeiro.  NÃO (ou NOT) - este operador INVERTE um termo.

Os operadores lógicos são representados por:

• NOT --> (uma barra horizontal sobre o termo a ser invertido ou negado). • E ------> . (um ponto, como se fosse uma multiplicação) • OU ----> + (o sinal de soma)

As expressões booleanas podem ser implementadas fisicamente usando-se portas eletrônicas ou relês. Cada porta eletrônica é um circuito que tem uma ou mais entradas e somente uma saída, que é uma função lógica da entrada. Tanto as entradas das portas quanto as saídas assumem níveis de tensão referidos como níveis lógicos 0 ou 1. Os circuitos aos quais faremos menção a seguir fazem parte da família TTL (Transistor-Transistor-Logic). As Portas Lógicas ou Gates são dispositivos ou circuitos lógicos que operam um ou mais sinais lógicos de entrada para produzir uma (e somente uma) saída, a qual é dependente da função implementada no circuito. Um computador é constituído de uma infinidade de circuitos lógicos, que executam as seguintes funções básicas: a)realizam operações matemáticas b)controlam o fluxo dos sinais c)armazenam dados