Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Edson Manguene/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

José Joaquim Bila Júnior (Maputo, 26 de outubro de 1997) é um empreendedor e filantropo moçambicano. É fundador, acionista majoritário e diretor executivo da Industrial Limpezas, e fundador da Organização Não Governamental, Associação Mão Solidaria. Em junho de 2022, ele foi considerado, um dos filantropos ativos e com destaque em toda lusofonia, pela revista brasileira, MAIS ABELHUDO e pelo blogue angolano ANGO-RUSSIA.

Júnior Bila, tem servido como ponte, entre doadores internacionais e o povo moçambicano que se encontra em condição de extrema necessidade, como é o exemplo da sua cooperação (junho de 2022) com o líder religioso, pastor angolano, Augusto Domingos que, da mesma, beneficiaram-se com cestas básicas, mais de 50 famílias de moradores de marracuene, um distrito pacato da cidade capital de Moçambique.

Nascido em Maputo, a cidade das acácias, capital de Moçambique. Júnior Bila é o último dos seis filhos dos seus pais. Começou sua educação, na Escola Primaria Completa das Mahotas.

Desde criança, Júnior demonstrou interesse em empreender, economizar e guardar dinheiro. Trabalhou, vendendo produtos de primeira necessidade, em mercearia da sua mãe, e daí, surgiu a ideia de começar seu próprio negócio. Ainda adolescente, vendeu recargas moveis e arrufadas. Com os lucros arrecadados, ele comprava tudo que uma criança pode desejar ter e, claro, outra parte destinava para ampliação do seu negócio. Mais tarde viu-se obrigado a colocar foco nos estudos, o que originou o enceramento da sua pequena “empresa”.

Em 2013, co-fundou a BilaCarWash, junto com os seus irmãos. Júnior foi um dos operadores de limpeza de viaturas por 3 longos anos. No mesmo período da fundação da BilaCarWash, ele desempenhava tarefas de assistente de produção na CODECLIFE. Anualmente, os colaboradores da CODECLIFE, pelo menos uma vez, prestam assistência, com ações de caridade à orfanatos, asilos, etc.

Nesta dinâmica, Júnior descobriu o seu proposito e inspirado, fundou a Associação Mão Solidária, que é uma Organização que vem crescendo e se tornando popular em Moçambique e não só. Através da Organização em alusão, Júnior tem prestado assistência e ajudado várias pessoas em tempo integral.

No princípio de 2022, Júnior, firmou parceria com o Político, Pan Africanista e Filantropo, Dario Camal, que visa a doação de uma cadeira de rodas por cada semana à um deficiente físico. Pessoas de todas faixas etárias, de todas províncias de Moçambique e de todos gêneros tem sido alcançadas com esse projeto.