Usuário(a):EliasWolf-Br1/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mídia Perdida[editar | editar código-fonte]

Pôster de lançamento nos cinemas do filme perdido London after Midnight, cuja última cópia conhecida foi destruída no incêndio do cofre da MGM em 1965 .

Mídia Perdida é um termo abrangente que descreve exemplos de mídia inexistente, ausente ou indisponíveis ao público em geral. O termo abrange principalmente mídias visuais, de áudio ou audiovisual, como filmes, programas de televisão, rádio, música e videogames. Obras de arte perdidas e obras literárias perdidas também podem se encaixar no termo, embora Obras Perdidas sejam mais comuns nesses casos.

Desde o advento da mídia de streaming na Internet, o uso do termo mídia perdida tem se concentrado na mídia que não está disponível na distribuição digital ou nas plataformas de streaming. Essa mídia, gravada principalmente em fita magnética no caso de masters de transmissão de televisão e rádio - pode ser totalmente perdida devido à prática industrial de limpeza (a mídia de transmissão era frequentemente considerada efêmera e de pouco valor histórico antes do surgimento da mídia doméstica no final dos anos 1970). Outros são conhecidos, mas são difíceis de acessar fora de arquivos como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e acervos particulares. O Lost Media Wiki, um site wiki fundado por Daniel "Dycaite" Wilson em 2012, liderou a busca por inúmeras peças de mídia perdida, principalmente programas de televisão obscuros ou não exibidos, mas também comerciais, música, livros e videogames.

Os esforços de preservação tentam evitar a perda total das obras; isso geralmente é feito armazenando-os em arquivos, sendo um exemplo o Arctic World Archive, que foi o local escolhido para a preservação do código em repositórios públicos no GitHub junto com uma ampla gama de dados de interesse de várias empresas, instituições e governos; incluindo as Constituições do Brasil e da Noruega.