Usuário(a):Elisângela Nirlane/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Elisângela Nirlane Freire Aguiar[editar | editar código-fonte]

Elisângela Nirlane Freire Aguiar nasceu na cidade de Pacujá no dia 17 de abril de 1982, filha de Francisca Freire Marinho e Manoel Vicente de Abreu. Iniciou seus estudos na escola Plácido Aderaldo Castelo, cursou o ensino fundamental na Escola de Ensino Fundamental São João Batista e concluiu o ensino médio na escola Plácido Aderaldo Castelo.

Nascida em uma família de agricultores, Elisângela Aguiar teve uma infância humilde. Ainda bem jovem, trabalhou como feirante na comercialização de roupas, frutas, leite, frango e verduras na tradicional feira do município de Pacujá.

Casou-se pela primeira vez aos 15 anos e deste matrimônio deu à luz ao primeiro filho, Luiz Fernando Freire Sousa.

Em 2008, Elisângela Aguiar conheceu Eraldo Rodrigues Aguiar com quem se casou em junho de 2013. Com Eraldo Aguiar, Elisângela teve mais dois filhos: Eloá Freire Aguiar, em 2011, e Eliabe Freire Aguiar, em 2019.

Em 2016, encorajada pela luta em defesa das questões sociais, Elisângela Aguiar iniciou seus estudos no curso de Serviço Social na Faculdades Integradas do Norte do Paraná – UNOPAR. Concluiu seus estudos no ano de 2019, ano em que teve seu terceiro filho.

Vida Política[editar | editar código-fonte]

Elisângela Aguiar ingressou em 2015 no Partido Trabalhista do Brasil - PTdoB, atual Avante, no qual exerceu a função de presidente do diretório municipal de Pacujá. Em 2020, filiou-se ao partido Cidadania, partido no qual desempenha função executiva na Secretaria da Mulher.

Seu esposo, Eraldo Aguiar, foi conselheiro tutelar no município de Pacujá entre os anos de 1999 e 2004. Em 2004, Eraldo Aguiar concorreu às eleições municipais e foi eleito ao cargo de vereador no município de Pacujá, sendo reeleito no ano de 2008 e concluiu seu mandato no ano de 2012.

Elisângela Aguiar dedicou grande parte de sua vida à luta pela garantia de dignidade às famílias carentes do município, quando a frente da Associação Unidos pelo Povo de Pacujá, do qual é presidente, lutou   pela construção de 55 casas na zona rural para famílias carentes, retirando famílias que coabitavam em casas de taipa.

Atualmente, além de cuidar da família, Elisângela, realiza um importante trabalho assistencial, dedicando-se a ajudar as pessoas do seu município de coração, tendo uma extensa folha de serviços. Por conta disso, está em busca de realizar o seu maior sonho: o de representar o povo pacujaense que a acolheu em seus braços, sendo pré-candidata a prefeita de Pacujá pelo partido Cidadania.