Usuário:EngAndrei/Simatic S7-1200

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Simatic S7-1200 é um Controlador Lógico Programável (CLP) fabricado pela Siemens AG, projetado para operar em ambiente industrial e executar funções de controle com tempo de resposta rápido (tempo real), é adequado para uma ampla variedade de aplicações de automação. A sua gama de utilização se estende desde a substituição de relés e contatores até complexas tarefas de automação em redes e dentro de estruturas distribuídas.

É um CLP modular composto por uma fonte de alimentação, uma CPU e por módulos de entrada e saída que vão sendo montados em função da configuração exigida. Os terminais de conexão são removíveis também para módulos de expansão analógicos ou digitais. A linha SIMATIC S7-1200 possui cinco diferentes modelos de CPU com diferentes tipos de desempenho:

Simatic S7-1200 da Siemens
Simatic S7-1200
  • Simatic S7-1211C - expansível com: 1 signal board (SB) e com no máximo 3 módulo de comunicação (CM).
  • Simatic S7-1212C - expansível com: 1 signal board (SB), 2 signal modules (SM) e com no máximo 3 módulo de comunicação (CM).
  • Simatic S7-1214C - expansível com: 1 signal board (SB), 8 signal modules (SM) e com no máximo 3 módulo de comunicação (CM).
  • Simatic S7-1215C - expansível com: 1 signal board (SB), 8 signal modules (SM) e com no máximo 3 módulo de comunicação (CM).
  • Simatic S7-1217C - expansível com: 1 signal board (SB), 8 signal modules (SM) e com no máximo 3 módulo de comunicação (CM).

As CPUs S7-1200 podem ser expandidos com até três módulos de comunicação (CM) e oito módulos de sinal (SM). A instalação pode ser feita por meio de engates rápidos retráteis do próprio controlador e/ou sobre um trilho DIN de 35mm ou em um painel de controle. Os módulos de sinal e placas de sinal podem ser integrados para expandir as E/S digitais ou analógicas sem afetar o tamanho físico do controlador.

Os diferentes modelos de CPU oferecem uma diversidade de recursos e capacidades que o ajudam a criar soluções eficazes para suas variadas aplicações. As CPUs também se diferem pela tensão da alimentação da CPU, tensão da entrada digital e pela tensão da saída digital. Que podem ser:

  • (DC/DC/DC)
  • (AC/DC/RLY)
  • (RLY/DC/RLY)
 (o termo RLY indica a palavra relé)

O primeiro termo indica a fonte de alimentação da CPU (tensão da alimentação); O segundo termo indica o tipo de alimentação das entradas digitais na CPU (tensão da entrada digital); O terceiro termo indica o tipo de alimentação das saídas digitais na CPU (tensão da saída digital);

Componentes Controlador Simatic S7-1200[editar | editar código-fonte]

CPU[editar | editar código-fonte]

A Unidade Central de Processamento é o dispositivo responsável por ler os valores lógicos presentes nas entradas, executar as instruções que constituem o programa e transferir para as saídas as ordens provenientes dessas instruções. A CPU é formada por duas partes fundamentais: o processador e a memória. Entre as muitas instruções que o microprocessador pode elaborar está também a lógica binária.

Signal Board (SB)[editar | editar código-fonte]

Signal Board são os módulos de expansão de I/O (input/output) adicionais do tipo analógicas e digitais. O SIMATIC S7-1200 tem expansão de I/Os sem aumento de tamanho físico. Um signal board pode ser encaixado na parte frontal da CPU para facilmente expandir a capacidade do controlador. Todos os modelos de CPU S7-1200 podem receber o signal board.

Signal Modules (SM)[editar | editar código-fonte]

Dependendo de CLP, até oito signal modules podem ser conectados para expandir entradas e saídas digitais e analógicas.


Referências

[1] [2] [3]

 Categoria: Automação
  1. PRUDENTE, Francesco. PLC S7-1200: Teoria e aplicações. 1ª ed. Editora LTC, 2014.
  2. NOVUS PRODUTOS ELETRÔNICOS LTDA, Conceitos Básicos de Conceitos Básicos de RS485 e RS422, Novus, 28 de novembro de 2016
  3. Siemens, [1], Siemens, 29 de novembro de 2016