Usuário(a):Fabiana Bitar Resente/Beleza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Iniciação do novo tópico "As sensações da Beleza" :

Desde sempre na história da arte a relação entre os sentidos humanos e a beleza foi estudada. Os estudos sobre essa relação começam desde sua origem da palavra na Grecia Antiga: a palavra Estética deriva do grego aesthetikos , que signifíca "pertencente à percepção sensorial".

Alguns pensadores, como Descartes, defendiam que a beleza empregada pelos sentidos era falha, pois fugia da única coisa confiável para ele, ou seja, o próprio ato de pensar e que a arte e a beleza confiáveis seriam aquelas ditas Cartesianas, que exigiam significados objetivos para as coisas, significados que deviam ser deduzidos, não sentidos, excluindo manifestacões espontâneas e imaginárias que a arte tem a oferecer. Esse pensamento Cartesiano acarretaria mais tarde na ideia de que a dedução é mais importante do que os sentimentos, os sentidos, na esfera arquitetônica e artística.

Por mais que pensadores como Descartes defendessem a disvenculação entre os sentidos e a beleza, pensadores como Immanuel Kant e Hegel defendiam o oposto: Kant defendia que nossa resposta aos impulsos que nos remetem o conceito do belo, se originam pelo nosso julgamento mental sobre eles, tendo como consequência, uma intercontextualização dos sentidos, pois os sentidos são inteiramente ligados as formações de juizo do indivíduo. Hegel dizia que a obra de arte se dirige, antes de tudo, à mente e sua função é dizer, permitir os sentidos, captar a verdade da Beleza.


Referências:

  • "Cuerpo, memoria y arquitectura,Introducción al diseno arquitectónico"

[1] No capítolo 3 chamado " El sentido de la belleza" o autor faz uma análise acerca da relação de beleza e percepção sensorial.

  • "Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da religião"

[2] O professor da USP(Universidade de São Paulo) fala sobre a relação entre a religião e a beleza, mencionando diversos referenciais ao longo da história da humanidade.

  1. REDIRECIONAMENTO [[1]]
  • "A beleza escondida da Matemática"

[3] Essa apresentação digital nos mostra como a matemática está relacionada com o nosso processo de atração pelas coisas, principalmente conceito de belo findamentado nas formas da natureza.

  1. REDIRECIONAMENTO [[2]]
  • "Feng Shui"

[4] Um aprofundamento maior sobre os conceitos de beleza e harmonia, principalmente dentro da arquitetura, na cultura chinesa.

  1. Kent C. Bloomer e Charles W. Moore(1977). "Cuerpo, memoria y arquitectura,Introducción al diseno arquitectónico"
  2. Geraldo José de Paiva."Experiência religiosa e experiência estética em artistas plásticos: perspectivas da psicologia da religião"
  3. Museo do amanhã."A beleza escondida da Matemática".
  4. Lillian Too."Feng Shui"